Ordenamento Territorial

O elevado índice de migração para o Distrito Federal gerou o surgimento de diversas cidades com características semelhantes marcadas pelo crescimento acelerado de suas populações. Ao mesmo tempo em que ava

nça sobre as áreas rurais, a urbanização reduz a produção de alimentos e põem em risco a qualidade de vida.

Para ordenar essa demanda populacional, em 1978 surgiu o Plano Estrutural de Organização Territorial (PEOT), posteriormente substituído pelo Plano de Desenvolvimento e Ordenamento Territorial (PDOT). A função desse documento, revisado e aprovado de 12 em 12 anos pelo poder público, é definir limites de áreas urbanas e rurais, delimitar o que é propriedade pública ou particular, estabelecer áreas residenciais, comerciais, de preservação, etc.

Até hoje o PDOT se preocupou, basicamente, em criar regras para as cidades, tratando as áreas rurais apenas como reservas para a expansão urbana. Houve um esmagamento das áreas rurais, causando prejuízo à produção agrícola e ao meio ambiente.

Casa Grande sempre foi contra o parcelamento das chácaras e a ocupação irregular da terra. No dia 17 de abril de 2005 moradores e produtores


realizaram uma audiência pública e decidiram que Casa Grande deve permanecer área rural. A iniciativa repercutiu e, no dia 18 de fevereiro de 2006, foi realizada a primeira audiência pública rural para debater o PDOT do Distrito Federal.
Comments