Comunicados e Boletins‎ > ‎2009‎ > ‎

Comunicado n. 43 - 10/11/2009

Primeira Festa de debutandas do Grupo São Franciscode Evangelização

 

O Grupo São Francisco de Evangelização é formado, sobretudo de crianças e jovens. Há, portanto, inúmeras jovens que estão chegando à adolescência. Assim, sendo estamos ventilando a idéia de fazermos, em setembro do ano que vem, a I Festa Comunitária dasDebutandas do Grupo São Francisco de Evangelização de Casa Grande de 2010. Aidéia está paulatinamente avançando com a constituição de uma Comissão Especial Responsável, do levantamento das debutandas de 2010, de suas famílias, da dinâmica e da programação que tencionamos realizar e, sobretudo, combinando tudo com antecedência com a Dra. Sônia e a Rosangela, Diretoras Sociais da Associação. A finalidade principal da festa é uma formação continuada das jovens e de suas família, através da união comunitária e solidária do grupo. Já aconteceram duas reuniões e, no dia 01.11.09, domingo, às 15 horas, na chácara do prof. Aníbal e Dione, haverá outra, com a Comissão, mães e jovens candidatas. Quem estiver interessado não deverá perder a reunião, pois a número será definido e as vagas preenchidas. (Contribuição do prof. Aníbal)

 

Página de São Francisco

 

XVIII Falando de São Francisco IRMÃO VENTO

 

Criaturas animadas ou inanimadas; todas eram amadas pelo padroeiro da ecologia. Toda criatura era motivo para render graças ao Criador. O Senhor era sempre louvado, pelo vento, pela chuva, pelo frio, pelo calor, pelas nuvens, pelo orvalho, pelo sereno, pelo sol, pela lua, pelas estrelas, pela claridade, pela escuridão, pelas matas, pelas florestas, pelos campos, pelas águas, pelos riachos, pelos rios caudalosos, pelos vales, pelos montes, por toda a criação. Todas as criaturas eram denominadas irmãs. Certa feita Francisco resolveu ir para a África a fim de chegar até Marrocos e pregar o Evangelho aos marroquinos que desconheciam os encantos da natureza, do seu Criador e da mensagem evangélica de Jesus. Para realizar este intento, reuniu-se com vários irmãos de sua comunidade e, após preparar-se com jejuns, outras penitências e muitas orações, fez-se ao mar em um navio que teria como destino as terras da África. Ao partir, no início da grande viagem, armou-se uma grande borrasca em que ventos furiosos jogavam o navio, como uma casca de noz, ao léu da sorte. Movido por sua força interior, abriu a palavra de Deus, na passagem do Evangelho de são Marcos (4:37) e fez do texto uma leitura e oração fervorosa:“Desencadeou-se então um grande turbilhão de vento e as ondas arrojavam-se contra a barca que já estava quase cheia de água. Jesus dormia à popa sobre uma almofada. Então os discípulos acordaram-no e lhe disseram:” “- Mestre, não se te dá que pereçamos?” “Ele, despertando, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar:”

“- Cala-te ! Aquieta-te !” “O vento serenou e fez-se grande calmaria”. Depois Jesus exclamou: “Porque sois tão ímidos? Como? Não tendes fé?” Naquela azáfama da viagem, (de Francisco e seus companheiros), o velho comandante e seus marujos não tiveram fé: tomaram a decisão retornar ao porto, com medo de um naufrágio. Dessa maneira, Francisco teve de cancelar a viagem e desembarcar com seus irmãos sem completar a viagem à África. Voltando a Assis, comentou com os seus confrades: - O irmão meu vento não permitiu que fôssemos para Marrocos. Esta foi a vontade de Deus. E exclamava em altos brados rendendo graças: - Obrigado, Senhor, porque nos enviaste o irmão vento e nos salvaste do naufrágio e da morte ! O Senhor, nosso glorioso Deus e Pai, seja louvado em seus santos desígnios ! Sugestão da semana: Quando o irmão Vento soprar, louvemos ao Senhor ! (Colaboração de Hilton)

 

Eleição da Diretoria

 

Aconteceu no dia 12 último, no 29º. Aniversário de Casa Grande. Apesar da matéria ser tão relevante – cuidar e zelar, por dois anos seguidos, da maior riqueza que, juntos, conseguimos, aqui, construir durante estes 29 anos – não apareceu chapas nem interessados. Assim sendo, a diretoria continua a mesma, acrescidas já de alguns nomes, como Mário José Luis de Oliveira, Jacinto Rodrigues Lima e Rosângela Maria da Cruz Ramos Lima. Como presidente, queremos, primeiro agradecer os companheiros, que num ato de amor e desprendimentos se prontificaram, voluntariamente, a continuarem a trabalhar em prol de todos e, em segundo, a Comunidade que, num ato também de carinho e amor, deu apoio total, comparecendo à eleição e à posse do dia 12 de outubro último. Temos certeza que o Grupo não irá decepciona-los. (Contribuição do prof. Aníbal)

 

Professor Capucci se despede de Casa Grande

 

No dia 21/10/2009,o professor Capucci teve que deixar a Escola Classe Casa Grande porque o seu Projeto Percussucata agora tem apoio da Petrobrás e está sendo um sucesso! Por isso Capucci terá que realizar diversas viagens e trabalhos para se dedicar mais a sua nova rotina, que alcançará 64 escolas e aproximadamente 100 mil alunos em 2010. Todos nós da Escola Classe Casa Grande estamos comovidos com a sua saída, porém muito felizes, porque sabemos que é o melhor para sua carreira. Capucci desejamos a você toda sorte do mundo, que seu projeto siga a diante com muito sucesso, e que você seja muito feliz. Nós repórteres mirins de Casa Grande agradecemos a sua ajuda e não iremos desistir deste outro projeto (espaço da escola) em que você tanto nos ajudou. Queríamos homenageá-lo de uma forma especial, mas não nos preparamos para isto, então saiba que a homenagem mais especial será continuarmos este projeto pensando sempre em você. Capucci, sentiremos sua falta!!! Jornalistas da Escola

 

Direção da Escola

 

No dia 31.07.09, saiu a Portaria 301, que regulamenta a Gestão Compartilhada de 2009. Aeleição direta e secreta do Diretor será no dia 2 de dezembro próximo, das 7h30min, com término previsto para as 22 horas para as escolas que possuem cursos diurnos e noturnos, como é o caso da nossa Escola Classe Casa Grande. Considerando ser a Escola a célula mãe da Comunidade e o fato de sermos professores a vida toda, a primeira ação que aqui fizemos, como líder, foi criar e construir a Escola. “Educação em primeiro lugar”, é um slogan que nasceu em Casa Grande; Prof. Cristóvam Buarque, não o criou, copiou-o de nós. Na época, o que fizemos foi um ato de heroísmo, pois o Decreto 8690, do Governador José Aparecido, proibia todo e qualquer serviço público, inclusive de educação, nas áreas, então, ditas, irregulares. No lançamento de sua pedra fundamental e presença marcante não foi de autoridades, mas da Polícia com fuzis e cassetetes para impedir a construção; nem a Fundação Educacional, que nos apoiava, na pessoa da professora Eurides Brito, pode estar presente. Nossa audácia, porem, constância e determinação fizeram com que até o Secretário de Educação, Pompeu de Souza, de saudosa memória, também nos apoiasse e vencemos a parada. A escola foi inaugurada no dia 8 de fevereiro de 1998. com uma festa de arromba que durou três dias pois era carnaval. Tudo isto, explica o carinho e

amor que temos para com a nossa Escola: é, junto com a Capela de São Francisco de Assis, a pedra mais preciosa que  conseguimos criar e construir para Casa Grande. Não, é portanto de se estranhar o fato de, nestes anos todos,seguirmos de perto apoiando, ajudando e conseguindo o melhor para ela. Esta, portanto, a razão que nos leva a pedir a todas – corpo docente, discente, funcional e os pais dos alunos, apto a votar – que não perda esta oportunidade de exercer a sua cidadania, escolhendo o Diretor da nossa Escola, no dia 2 de dezembro próximo, das 7h30min até às 22 horas. Além disto, façam seus abaixo-assinados, seus piquetes juntos ao Secretário de Educação (Contribuição do prof. Aníbal)

 

Eleições na Escola

 

Como é do conhecimento geral da sociedade e das autoridades constituídas de agora e de outrora, a Escola de Casa Grande foi, nos idos de oitenta, criada e construída pela própria Comunidade, em 68 mutirões, liderados pela Associação, numa Ação Pedagógica diuturna e constante: “Criança que constrói, não destrói” e “Comunidade que faz, não desfaz”; também os cursos, tanto do I quando do II grau e do EJA foram uma luta renhida de muitos e muitos anos, porém, luta de final feliz, vitoriosa, liderada pela Associação. Tivemos, nesta fase, a mão sensível e palpável da educadora nata, professora Eurides Brito. Em fevereiro de 2007, quando houve uma tentativa, até louvável pedagogicamente, de mudanças radicais, deixando aqui, apenas o ensino infantil e fundamental, foi, outra vez, a liderança da Associação que conseguiu reverter a Portaria baixada, nos Gabinetes sem ouvir a Comunidade. Isto é uma demonstração cabal, explicita e inequívoca de nossa filosofia “Educação em primeiro lugar” e do grande amor que temos para esta menina dos nossos olhos que é a Escola, a célula mãe de nossa Comunidade. Assim sendo, tivemos sempre um carinho especial por todos os diretores dela, da professora Joana e Maria Valle, nos idos de oitenta, quando havia apenas trinta e dois alunos até o professor Edgar, nos dias atuais, com mais de oitocentos alunos. Acontece que nossa Escola, como todas as instituições têm altos e baixos. Estamos agora, num momento, alto, quando, não só adultos, mas até crianças, podem transitar, à noite, pela avenida, em frente da Escola, com segurança e sem medo, o que não estava acontecendo ultimamente. Isto foi o que queríamos afirmar nos Comunicados anteriores. Não queríamos menosprezar nem ofender a quem quer seja, pois, todos procuraram na sua gestão fazer o melhor que podiam e o fizeram. Assim sendo, se nossa manifestação foi interpretada como ofensiva ou menosprezo a quem quer seja, pedimos, humildemente, perdão e desculpas pelo entusiasmo do status atual de disciplina e ordem da escola que coloca Casa Grande na crista da onda. (Contribuição do prof. Aníbal)

 

Dra. Dione fez oitenta anos

 

Dia 22 último, a Dra. Dione, esposa do professor Aníbal, fez oitenta anos de vida. Não houve festa nem comemorações a não ser muita oração agradecendo a Deus o dom da vida e, sobretudo, a possibilidade  que Êle, gratuitamente, lhe deu de ter podido participar ativamente em todo o movimento associativo, comunitário, social, educativo, ambiental, esportivo, cultura e religioso de Casa Grande. Talvez, não fora ela, nada do que, hoje, é realidade em Casa Grande, teria acontecido. Então, que a Comunidade se junte a nós neste ato perene de louvor e agradecimento a Deus. No dia 25 último, na hora da oração, o Grupo São Francisco de Evangelização lhe prestou uma sincera homenagem de agradecimento, rezando muito pela sua saúde, como mostram as fotos. (Contribuição do prof. Aníbal)

 

Paulo Roberto encontra com funcionário do DER

 

No dia da eleição da Diretoria, Paulo Roberto e eu conversamos muito sobre a situação tão precária do acesso à Casa Grande: a falta de uma bela placa indicativa do Núcleo e da Capela, que são pontos de excelência para o Turismo, no Distrito Federal, a má conservação da sinalização vertical e horizontal, em toda a extensão da DF e da VC, a falta de alguns quebra-molas, a troca de lado dos postes da iluminação pública, na Curva do Zé Mineiro, como antídoto às Leis da Física e, finalmente, o recapeamento de uma parte do asfalto que já está gasto pelo mau uso dos pesados caminhões de cascalhos e, também, pelos quase vinte anos de existência. Falamos-lhe de já ter endereçado carta ao Diretor do DER e ter ate recebido um telefonema do Sr. Fáber dizendo, querer conversar pessoalmente conosco pessoalmente sobre o assunto. Qual não foi a surpresa do Paulo Roberto, quando, ao voltar da Receita Federal onde fora resolver problema da Associação encontrou com o Senhor Bezerra, funcionário do DER, com prancheta na mão, fazendo o levantamento; explanou tudo novamente para ele. Assim sendo, temos grandes esperanças que algo de bom irá acontecer. Que a Comunidade torça para estes sonhos se tornem realidade! (Contribuição do prof. Aníbal)

 

Empregos à vista

 

Firma que está estabelecendo em Casa Grande irá precisar de pessoas dispostas a crescerem e a vencer na vida; há necessidade de morar em Casa Grande, ter boa aparência, ser muito comunicativo, ter muita criatividade, o II grau completo, saber manusear bem a informática e, sobretudo, ter a consciência de que o êxito dependerá de si próprio; aceitam-se jovens no seu primeiro emprego. Os interessados deverão deixar, sem nenhum compromisso, o currículo na Associação com a Cíntia (3404-0019), até o dia 8 de novembro próximo, no horário comercial.(Contribuição do prof. Aníbal)

 

Tarde Dançante de Novembro

 

Neste mês de outubro não houve nossa já tradicional Tarde Dançante, por quatro razões, no nosso sentir, muito válidas: 1) em virtude de, nas Festas de São Francisco, ter havido, além das comemorações religiosas, atividades festivas e de lazer: Cavalgada, almoço e baile; 2) porque em razão das Festas do DIA DAS CRIANÇAS, 12.10.09, a direção da Escola promoveu, durante a semana, muitas atividades alusivas à data. 3) Por ser o dia 12,aniversário do Gama, haverá também, muitas atividades interessantes durante toda a semana, no Gama; e, finalmente, 4) Doze de outubro é o DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, Padroeira do Brasil, e haverá, também, muitas atividades religiosas que a Comunidade com certeza compareceu e participou. Por estas razões compreensivas, nossa Tarde Dançante fica para o segundo domingo de novembro, dia 08.11.09, quando teremos, como já divulgamos, durante todo o mês de setembro, a apresentação ao vivo da Banca Fuso, patrocinada pelo nosso companheiro Francisco Glauco Vasconcelos. É uma banda de rock. Assim sendo os aficionados procurem não perder. (Contribuição do prof. Aníbal)

 

ATA DE ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS E

PRODUTORES DO NÚCLEO RURAL CASA GRANDE PARA O BIÊNIO DE 2009/2011

 

Em conformidade com os Estatutos e os editais publicados, houve no dia doze de outubro de dois mil e nove a Assembléia Geral para a eleição e posse da Diretoria da Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande – APNRCG, para o biênio 2009/2011. Às nove horas o Presidente Aníbal Rodrigues Coelho declarou aberta a reunião. Após os esclarecimentos de praxe sobre a dinâmica dos trabalhos, convidou o Associado Orlando Alves dos Santos, para assumir a Presidência da Assembléia na condução dos trabalhos da eleição. Assumindo a Presidência da reunião, o Presidente Orlando fez a apresentação dos membros da Diretoria que encerra o mandato, franqueando a palavra à cada um deles para esclarecimentos sobre a gestão que findam. Em seguida, permitindo-lhes o uso da palavra, apresentou individualmente os membros da composição da única chapa, liderada pelo Associado Aníbal Rodrigues Coelho, inscrita para concorrer nestas eleições, aos seguintes cargos: DIRETORIA: Presidente: Aníbal Rodrigues Coelho; Vice-Presidente: José Arlindo Kunzler; 1º Tesoureiro: Paulo Roberto dos Santos; 2º Tesoureiro: Vanildo Lopes Roberto; 1º Secretário: Maria Rodrigues da Silva; 2º Secretário: Clístones Lívio Pedreira. Para o CONSELHO FISCAL – Efetivos: JoséMalaquias da CunhaLuiz Antonio dos Santos Mário José de Oliveira dos Santos. Suplentes: Eliezer das NevesFrancisco Ribeiro de Oliveira Josenilda Menezes Silva. Aclamados por unanimidade, nos termos e na forma do Estatuto, a Diretoria e o Conselho Fiscal eleitos, foram empossados de imediato pelo Presidente da Assembléia, Orlando Alves dos Santos, que, com este ato, declarou encerrada a reunião, do que eu, Marcus Guaraciaba Calvoso, como Secretário, lavrei a presente Ata que dato e assino com o Presidente da Assembléia. Brasília, 12 de outubro de 2009. Presidente escolhe imediatamente seus auxiliares Usando das prerrogativas que os Estatutos lhe facultam, o presidente, chamou de imediato a Dra. Sonia Maria Laranjeira Santos e a colegaRosângela Maria da Cruz Ramos Lima para assumirem a Diretoria Social e o companheiro Jacinto Rodrigues Lima para a Diretoria Técnica. Procuraremos, também, compor logo a Diretoria de Esporte, pois, este ano queremos dinamizar muito o esporte em Casa Grande. (Contribuição do Prof. Aníbal)

Domingo de Lazer e Diversões sadias de novembro

 

O Domingo de Lazer de novembro caiu no dia 01.11.09, véspera de Finados. Como já o fizemos no domingo passado, neste mês não mais haverá outro. Assim sendo, iremos concentrar nossas atenções só na Tarde Dançante, do dia 08.11.09. Não haverá, portanto, pela manhã, do próximo domingo, dia 01.11.09, nenhuma atividade lúdica na chácara do prof. Aníbal e Dione. (Contribuição do Prof. Aníbal)

 

Reunião do Grupo São Francisco de Evangelização de novembro

 

Será, no dia 7.11.09, primeiro sábado do mês, no mesmo horário, com a mesma dinâmica costumeira: oração, palestras - se os dois palestrantes, professora Nazaré e Dr. Arlindo puderem vir - gestão, sorteios e lanche. Na

gestão, iremos repensar o Grupo para 2010. Iremos continuar reunindo...? Parar as atividades...? Mudar dinâmica e estratégias...? A decisão será inteiramente da responsabilidade do Grupo. Assim sendo, não percam a reunião. Ela será decisiva para a história do Grupo. O Ônibus da Evangelização ainda funcionará.

(Contribuição do Prof. Aníbal)

 

 


 

Comments