XVIII Falando de São Francisco IRMÃO VENTO
Criaturas animadas ou inanimadas; todas eram amadas pelo padroeiro da ecologia. Toda criatura era motivo para render graças ao Criador. O Senhor era sempre louvado, pelo vento, pela chuva, pelo frio, pelo calor, pelas nuvens, pelo orvalho, pelo sereno, pelo sol, pela lua, pelas estrelas, pela claridade, pela escuridão, pelasmatas, pelas florestas, pelos campos, pelas águas, pelos riachos, pelos rios caudalosos, pelos vales, pelos montes, por toda a criação. Todas as criaturas eram denominadas irmãs. Certa feita Francisco resolveu ir para a África a fim de chegar até Marrocos e pregar o Evangelho aos marroquinos que desconheciam os encantos da natureza, do seu Criador e da mensagem evangélica de Jesus. Para realizar este intento, reuniu-se com vários irmãos de sua comunidade e, após preparar-se com jejuns, outras penitências e muitas orações, fez-se ao mar em um navio que teria como destino as terras da África. Ao partir, no início da grande viagem, armou-se uma grande borrasca em que ventos furiosos jogavam o navio, como uma casca de noz, ao léu da sorte. Movido por sua força interior, abriu a palavra de Deus, na passagem do Evangelho de são Marcos (4:37) e fez do texto uma leitura e oração fervorosa:“Desencadeou-se então um grande turbilhão de vento e as ondas arrojavam-se contra a barca que já estava quase cheia de água. Jesus dormia à popa sobre uma almofada. Então os discípulos acordaram-no e lhe disseram:” “- Mestre, não se te dá que pereçamos?” “Ele, despertando, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar:” “- Cala-te ! Aquieta-te !” “O vento serenou e fez-se grande calmaria”. Depois Jesus exclamou: “Porque sois tão tímidos? Como? Não tendes fé?” Naquela azáfama da viagem, (de Francisco e seus companheiros), o velho comandante e seus marujos não tiveram fé: tomaram a decisão retornar ao porto, com medo de um naufrágio. Dessa maneira, Francisco teve de cancelar a viagem e desembarcar com seus irmãos sem completar a viagem à África. Voltando a Assis, comentou com os seus confrades: - O irmão meu vento não permitiu que fôssemos para Marrocos. Esta foi a vontade de Deus. E exclamava em altos brados rendendo graças: Obrigado, Senhor, porque nos enviaste o irmão vento e nos salvaste do naufrágio e da morte ! O Senhor, nosso glorioso Deus e Pai, seja louvado em seus santos desígnios ! Sugestão da semana: Quando o irmão Vento soprar, louvemos ao Senhor ! (Contribuição do prof. Ilton)
Reunião do Grupo São Francisco de Evangelização
Em virtude dos Festejos de São Francisco, nos dias 3 e 4 últimos, a reunião do Grupo ficou adiada para manhã, dia 10.10.09, no mesmo local, horário e dinâmica. Foi uma reunião muito rápida porque ficamos sabendo, naquele instante que haveria, no Cenáculo, o sorteio da rifa do carro. Como a reunião lá seria só a partir das vinte horas, fizemos nossa reunião bem rápida para não privar os que queriam ir lá realizar os próprios desejos e sonhos. Compareceram apenas 37 membros, mas foi uma reunião realmente muito proveitosa e muito frutífera. Comentamos, sobretudo, o Comunicado n. 40, onde havia matérias importantíssimas de interesse da Comunidade, como as eleições para a Diretoria da Associação, no dia 12.10.09, a Vacinação de Cães e gatos, no dia 17.10.09 e o Curso de Defumados que o Senar irar proporcionar de 19 a 23 próximos. A reunião terminou antes das vinte e uma horas com um lauto lanche. Desta maneira a reunião de outubro do Grupo não passou em branco e despercebida e todos tiveram oportunidade de assistirem, também, o sorteio da rifa do carro do Cenáculo. O Ônibus da Evangelização funcionou regularmente. Queremos, então, dar os parabéns ao Francisco e ao Piauí que estão nos ajudando a Evangelizar Casa Grande. (Contribuição do Prof. Aníbal)
Comemoração do aniversário de Edilene e do Tiago. Parabéns! Domingo de Lazer e Diversões sadias
Como o Domingo de Lazer e Diversões sadias de outubro caiu no dia 04.10.09, DIA DE SÃO FRANCISCO, nosso Padroeiro e, no sentido de não prejudicar à participação da Comunidade às festividades a ele dedicadas e as realizadas pela Escola pelo Dia das Crianças, resolvemos transferi-lo para o dia 25.10.09, último domingo do mês, voltando afuncionar pela manhã, das 9 às 13 horas em razão do período frio ter acabado e a saúde recomendar sol só pela manhã. A dinâmica continua a mesma, apenas recomendamos que as pessoas que quiserem usar a piscina não esqueçam de levar suas roupas de banho masculinas e femininas. Solicitaria, também, àqueles que têm brinquedos que podem ser usados coletivamente que os levem, pois, o Grupo São Francisco ainda não conseguiu compar todos; esperamos, no entanto, alguma novidade. (Contribuição do Prof. Aníbal)
Tarde Dançante
Neste mês de outubro não houve nossa já tradicional Tarde Dançante, por quatro razões, no nosso sentir, muito válidas: 1) em virtude de, nas Festas de São Francisco, ter havido, além das comemorações religiosas, atividades festivas e de lazer: Cavalgada, almoço e baile; 2) porque em razão das Festas do DIA DAS CRIANÇAS, 12.10.09, a direção da Escola promoveu, durante a semana, muitas atividades alusivas à data. 3) Por ser o dia 12,aniversário do Gama, haverá também, muitas atividades interessantes durante toda a semana, no Gama; e, finalmente, 4) Doze de outubro é o DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, Padroeira do Brasil, e haverá, também, muitas atividades religiosas que a Comunidade com certeza compareceu e participou. Por estas razões compreensivas, nossa Tarde Dançante fica para o segundo domingo de novembro, dia 08.11.09, quando teremos, como já divulgamos, duante todo o mês de setembro, a apresentação ao vivo da Banca Fuso, patrocinada pelo nosso companheiro Francisco Glauco Vasconcelos. É uma banda de rock. Assim sendo os aficionados procurem não perder. (Contribuição do Prof. Aníbal)
Banda Fuzo comandará a Tarde Dançante de novembro.
No dia 8.09.09, recebemos um e-mail do companheiro Glauco Vasconcelos, onde confirmava a apresentação da Banda Fuzo no dia 8.11.09, na Tarde Dançante de Novembro. Ei-lo “Oi, Aníbal, já marquei com a Banda Fuzo a apresentação a ser realizada na Tarde Dançante, na Associação do NRCG para dia 08 de novembro de 2009, segundo domingo de novembro, como combinamos. Um grande abraço, Glauco. E, no e-mail do dia 09.09.09 outro e-mail: Aníbal, quanto à cantata de Natal, estou vendo com o Maestro equalquer novidade lhe contarei depois. Um abraço.” Glauco. Estamos publicando estes e-mails para a Comunidade ficar informada da importância das Tardes Dantes, onde muitas pessoas pensam nela e com antecedência. Assim sendo, a Comunidade não deveria perder esta chance de se divertir de uma maneira tão simples, tão barata e que tanto bem faz ao corpo, à mente e à vida. Participem, então! (Contribuição do prof. Aníbal)
Bigau faz, com razão, suas reclamações e denúncias
No dia 06.10.09, antes da reunião da Diretoria, um grupo de jovens, liderada pelo jovemOsvaldo Henrique Neto- Bigau (8462-7693) da chácara 10MA03, foto anexa, que utilizam a quadra de esporte para treinamento dos times masculino e feminino, nos procurou para reclamar a falta de iluminação da quadra. Comentou já ter telefonado à CEB e a mesma ter vindo aqui, mas por se tratar de iluminação interna, não quis resolver o problema; comentou já me ter telefonado inúmeras vezes, ter feito o que havia lhe sugerido, mas tudo teria sido em vão, até o contato direto com o nosso Companheiro Jairo Moreira Pinto, que é chefe de Gabinete do Administrador do Recanto das Emas. Relatou-nos que ele teria sido muito educado, gentil e prometido resolver o problema, mas infelizmente, até àquela data as lâmpadas da quadra continuavam apagadas. Prometi ao Bigau que logo após a eleição e posse da nova Diretoria, o assunto seria resolvido. Denunciou, também, que estão colocando vísceras de codornas e ossada de bode nos contêineres; com o calor abrasador e a não retirada do SLU, animais, á procura de alimentos, rasgam os sacos e espalham tudo, causando cheiro insuportável, mal ao Meio Ambiente e às pessoas. Assim sendo, pedimos às pessoas que estão fazendo estes descartes, que procuram outro local para colocá-los, caso contrário, iremos dar queixa a quem de direito. (Contribuição do Prof. Aníbal)
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES E PROPRITARIOS DO NÚCLEO RURAL CASA GRANDE – APNR
Aos doze dias do mês de outubro de dois mil e nove, nas dependências do Salão Comunitário Anibal Rodrigues Coelho realizou-se a Assembléia Ordinária, para eleição da nova Diretoria, com mandado para o biênio dois mil e nove a dois mil e onze. O atual presidente senhor Anibal iniciou a reunião precisamente as nove horas. Abriu a reunião com as orações rogando bênçãos a Deus, para o bom andamento dos trabalhos e tomadas de decisões acertadas, para uma boa administração da nossa comunidade. O presidente fez uma exposição dos mais importantes acontecimentos, do inicio do Núcleo Rural ate a presente data. Falou das dificuldades para construir a Escola de Casa Grande, da luta para conseguir o asfalto, da falta de colaboração de alguns moradores, da luta para construir a rede elétrica, para conseguir a iluminação pública, que a tempos vinha sendo solicitada as autoridades governamentais. O Diretor Financeiro fez uma exposição da situação do caixa da Associação, sendo totalmente aprovada. Vários moradores fizeram o uso da palavraparabenizando a atual administração, principalmente, na pessoa do Senhor Anibal, foi muito elogiado pela sua dedicação, sem medida a comunidade. Foi lido o Editorial do Comunicado número quarenta e um, no qual consta as varias convocações para a eleição da Associação. Em seguida o presidente fez uma convocação a Assembléia presente, solicitando um voluntario para presidir a seção com a finalidade de eleger a próxima diretoria. O senhor Orlando Alves dos Santos, membro associado, apresentou-se para presidir a reunião, outro associado senhor Marcus Guaraciaba Calvoso, como secretario. O presidente Orlando fez a apresentação da atual Diretoria que se finda, em seguida apresentou a única chapa concorrente. Candidato a presidência; Anibal Rodrigues Coelho; vice- presidente: José Arlindo Kunzler : 1º Tesoureiro: Paulo Roberto dos Santos; 2º Tesoureiro; Vanildo Lopes Roberto: 1º Secretario: Maria Rodrigues da Silva; 2º Secretario: Clístones Lívio Pedreira. Para Conselho Fiscal – Efetivos: José Malaquias da Cunha; Luiz Antonio dos Santos e Mario José de Oliveira os Santos. Suplentes: Eliezer das Neves; Francisco Ribeiro de Oliveira e JosenildaMenezes Silva. Aclamados porunanimidade, nos termos e na forma do Estatuto, a Diretoria e o Conselho Fiscal eleitos, foram empossados imediato pelo presidente da Assembléia. O Presidente eleito senhor Anibal fazendo uso da palavra,mais uma vez, agradeceu emocionado, os elogios recebidos, dizendo que nada faria sem a ajuda da comunidade.e encerrou a Assembléia as com todos de braços dados, demonstrando a união quem devera prevalecer na próxima gestão. Nada mais havendo para registrar Eu, Maria Rodrigues da Silva, 1º secretario, lavrei a presente Ata, que após lida e se aprovada, será assinada pelo presidente e por mim. Maria Rodrigues da Silva - 1º Secretario |
Comunicados e Boletins > 2009 >