Comunicados e Boletins‎ > ‎2009‎ > ‎

Comunicado n. 39 - 03/10/2009

Atividades Lúdicas para o Natal em Comunidade no Núcleo Rural Casa Grande

A JOCUM DF faz parceria com a comunidade do Núcleo Rural Casa Grande para promover o Natal em Comunidade. Um dia de atividades recreativas e de comunhão para todos os moradores do Casa Grade e seus Familiares. Pretendemos promover um dia muito divertido para alcançar todas as faixas etárias e todos os gostos. Abaixo segue uma lista como proposta para essas iniciativas que poderão ser coordenadas pela JOCUM DF além de ainda estarmos abertos para mais sugestões.1. alugar ou conseguir emprestado jogos de salão (sinuca, to-tó, ping-pong e etc.) 2. apresentações artísticas (circo, teatro, musica ao vivo) 3. momento aberto à comunidade para apresentações dos seus talentos (musica, poesia, pintura, artesanato e etc) 4. musica dançante ou para distração apenas, (som ambiente) 5. gincana para diversão das crianças, 6. alugar ou conseguir emprestado pula-pula, piscina de bolinhas e etc. 7. campeonato de futebol dividido por faixa etária 8. ter a disposição outros jogos em grupos (queimada, voley e etc) 
9. retrospectiva casa grande (um vídeo mostrando as conquista e melhorias da comunidade) 10. possibilidades de montar um coral para a apresentação na festa. O ITR vem ai De acordo com a Lei 9.393, de 19.12.96, somos obrigados a fazer não só a Declaração, mas, sobretudo o pagamento do Imposto Territorial Rural – ITR.É um imposto federal e obriga a todos os que têm propriedade rural. O imposto é progressivo, quanto mais se produz menos se paga, podendo ser reduzido a dez reais. A multa, para quem não fizer a declaração, porém, é bastante alta e pesada. O prazo para entregar a declaração e pagar o imposto é até o dia 30 de setembro. Assim sendo, a Associação está lembrando aos seus associados esta obrigação. Quem não souber fazer ou não tiver quem o faça, damos a informação que na FAPE e no SRDF têm técnicos abalizados para nos atender. Eles, agora, estão no SIA, trecho 2, no antigo SEBRAEZINHO. O telefone é 3242-9600. Informamos, também, que as Pessoas Jurídicas imunes e isentas, têm o prazo até o dia 16.10.09 para entregarem a Declaração anual de renda. As multas são altas para quem não o fizer. Nossa Associação já fez tudo, graças ao trabalho exemplar e dedicado do Paulo Roberto, nosso Diretor financeiro. (Contribuição do prof. Aníbal)

Pólo Universitário no Casa Grande

A JOCUM DF em parceria com a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) faz do Núcleo Rural Casa Grande o mais novo pólo para desenvolvimento de Cursos Superiores. O programa faz parte do sistema EAD (Ensino a Distância) da ULBRA, um curso semi-presencial com tecnologia de vídeo-aula e encontros presenciais semanalmente. O primeiro curso que estamos oferecendo para a comunidade é de licenciatura em ciências Sociais. O curso tem como proposta formar professores capazes de compreender a complexidade da sociedade atual, nas suas diferentes dimensões, atuando, assim, de forma crítica, cidadã e justa. Objetiva instrumentalizar teórica e metodologicamente o acadêmico para que possa investigar, interpretar e analisar as questões sociais de forma sistêmica. Com estes conhecimentos, atuar na elaboração de projetos sociais, avaliação e monitoramento dos mesmos, bem como na captação de recursos. Duração: O tempo do curso é de 36 meses. Metodologia: Aulas em vídeos-aula e material didático, com avaliações e encontros semanais nos pólos. Base Legal: Portaria 839/2006, de 03/4/2006, publicada em 04/4/2006. A metodologia dos cursos de Graduação e Pós-graduação a distância é desenvolvida pela interação contínua entre professores, especializados em diversas áreas do conhecimento, e tutores. Ambos estão habilitados a promover um debate crítico em encontros presenciais para reforço de aprendizagem. As avaliações das disciplinas são presenciais, nos pólos, e realizadas por etapas de conhecimento. Ao final do curso, o aluno recebe um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. A ULBRA oferece cursos à distância em dois formatos: EAD por Internet: EAD por Vídeos-aula: Como a JOCUM pode criar um pólo EAD por Vídeos-aula em Casa Grande? As aulas são contempladas por meio de vídeos-aula e material gráfico de alta qualidade que atendem às exigências das diretrizes curriculares de cada curso Nós dizemos “EAD: Sempre perto de você” porque, ao invés de o estudante se deslocar até a Universidade para fazer seu curso, a ULBRA é que se aproxima dele. E esta é uma das principais vantagens da educação à distância. A Universidade Luterana do Brasil é a SUA universidade e se faz presente ao SEU LADO através dos PÓLOS EAD. O Pólo de EAD é sempre uma instituição credenciada pela ULBRA (A JOCUM). Possui estrutura de ambiente escolar e todos os serviços que lhe farão sentir-se bem perto da ULBRA. Nesses locais serão realizadas todas as atividades avaliativas presenciais. Maiores informações falar com o Maxwel na JOCUM DF (14MA07) 34340671 [email protected] ou no site: http://www.ulbra.br/ead/ (Contribuição do prof. Aníbal)

XV Falando de São Francisco

A ECOLOGIA

Naqueles dias o inverno estava assaz rigoroso. Os campos e árvores, tudo, estava coberto de neve que desprendia o mais duro frio que congelava os narizes, as mãos dos dois peregrinos e os seus pés, protegidos apenas por uma humilde sandália de couro. Francisco tinha o bom costume de fazer suas caminhadas, sempre acompanhado por um de seus irmãos de hábito. Numa dessas andadas, desta vez acompanhado do frei Paulo, iam ambos andando lenta e pausadamente, despreocupados, meditando nas bênçãos do Altíssimo sobre a natureza, quando cruzaram com um velhinho que vestia um manto novo, bem encorpado, pesado e peludo. Ao reconhecer o santo e percebendo que ele tiritava de frio, aquele senhor ofereceu-lhe generosamente aquele rico agasalho. Sem pestanejar, o pobrezinho de Assis respondeu-lhe com mansidão: -Por amor à santa pobreza, os frades não costumam possuir mantos assim. Mas em atenção à sua generosidade, hoje vamos aceitá-lo muito contentes. E sob aquela friagem s 
dois frades continuaram a caminhada protegidos pelo manto. Em seguida se encontraram com um pastor que levava dois cordeirinhos para o mercado. Francisco se dirigiu a ele com os olhos marejados de lágrimas e perguntou: -O que vai acontecer com estes cordeirinhos, meu irmão? -Vou levar para o mercado onde alguém vai comprá-los para engordar e prepará-los para comer. Francisco retrucou exclamando: - Isto não pode acontecer! Toma aqui, meu irmão: pega este agasalho. Não precisa pagar nada. Leva este manto para proteger-te do frio e promete não vender nem matar os cordeirinhos... Muito alegre e satisfeito aquele pastor aceitou o manto e prometeu não levar os dois cordeirinhos para o mercado. Dessa maneira, Francisco e frei Paulo, retomaram alegres sua caminhada sentindo muito frio pelo corpo, mas com o coração aquecido pelo amor às criaturas de Deus, e por terem conseguido livrar os dois pequenos animais do sacrifício de suas vidas. Meditação da semana: Jesus, é melhor consolar do que ser consolado ! (Contribuição do prof. Ilton)

Nossas parcerias com o JOCUM

Hoje, quinta-feira, dia 17.09.09, está começando nossas parcerias com o JOCUM, Jovem com uma Missão, que moram no Núcleo, na chácara 14MA07. O grupo, liderado por Eber Miranda, irá recolher o lixo, espalhado ao redor dos contêineres, ensacá-lo, e pintará as lixeiras. É uma parceira com a Associação que irá lhes fornecer vinte e cinco sacos de lixo de 100 quilos, dez luvas, dois litros de tinta verde oliva, um litro de tinner, cinco pinceis 40 mm, e dez folhas de lixa nº 80. Pedimos ao Ebert para fotografar tudo antes e depois para agente apresentar o trabalho à Comunidade. Com esta atividade queremos chamar a atenção de todos para o problema do lixo que é um problema de saúde comunitária nossa e do meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, todos sairemos ganhando. Assim sendo, não esqueça as datas e horário de se colocar o lixo nos contêineres: segundas, quartas e sextas-feiras, até o meio dia, quando o SLU passará com o caminhão e recolherá tudo. (Contribuição do prof. Aníbal)

Confraternização Natalina da Comunidade de Casa Grande

O que ficou decidido na primeira reunião, no do dia 16.09.09: Órgãos Organizadores e responsáveis: Associação Cooperativa Brasil Cerrado. Grupo São Francisco de Evangelização; Jovens com Missão: Jocum; Posto de Saúde; Quadrilha Estrela de fogo 
Data: Dia 12 de dezembro de 2009, sábado. Local Centro Comunitário e pátio da Escola

Atividades religiosas

a) Novena do “Natal em Família”, Será sempre no Centro comunitário, a partir das 19 horas e começará no dia no dia 03/12/2009 e encerrará no dia 11/12/2009 na Capela de São Francisco se houver permissão.

b) Missa 
Será no dia 11.12.09, na Capela, encerrando-se a Novena do “Natal em Família”, se houver permissão Obs: Aguardando uma resposta dos Líderes da Capela São Francisco, para encerramento da novena com a Missa no dia 11/12/2009.

c) Culto Evangélico: Será na sede do Grupo Jocum, chácara 14MA07, no dia 02/12/2009, partir das 19:00h Obs: Ficou decidido que arrecadaremos o dinheiro dos livretos da novena e repassaremos ao Sr. Aníbal, que providenciará a compra dos mesmos. Cada participante, arcará com a compra do seu livreto. Atividades não religiosas

 a) Lanche: O Posto de Saúde será responsável pelo café da manhã que será servido aos participantes da Confraternização de Natal: leite, frutas, iogurte, manteiga, pão com queijo e presunto, café, bolo, entre outros, farão parte do cardápio.

b) Brinquedos e atividades lúdicas: Após o Café da manhã, a comunidade poderá se divertir com os brinquedos e atividades lúdicas que serão comandadas pelo Grupo Jovens com Missão JOCUM. O Jocum e o Posto de Saúde serão responsáveis pela recreação e brinquedos, como: cama elástica, jogos de dominó, dama e etc.

c) Distribuição de guloseimas Entre uma brincadeira e outra, as crianças poderão saborear, algodão doce, pipoca, balas, água, sucos, refrigerantes e frutas.

d) Almoço: O almoço está previsto para ser servido às 13:00h; será uma galinhada, salada e refrigerantes. A equipe da cozinha terá como responsável a D. Nivalda, Margarida, Edilene e quem quiser se dispor ao trabalho voluntário para essa grande festa. Cardápio: Galinhada e salada, refrigerantes e água. 

e) Distribuição de presentes Serão distribuídos presentes para as crianças que estiverem no evento. Um Papai Noel fará a distribuição e animará a festa.

f) Transporte O Ônibus da Evangelização irá funcionará normalmente neste dia.

SENAR dará Curso de defumados na primeira semana de outubro 

De cinco a nove de outubro, das 8 às 16 horas, no Centro Comunitário, o prof. Alexandre do SENAR estará ministrando o Curso de defumados, em Casa Grande. A Dione já encomendou um porco de setenta quilos ao Dr. Paulo Castanheira, de acordo com orientação recebida do professor. Assim sendo, as pessoas interessadas procurem a Cíntia, na Associação, 3404-0019. Temos que arranjar no máximo dez alunos só. Divulguem, então, a informação e vamos ver se conseguimos realizar este curso que é importantíssimo para quem fizer.

E, agora, José, o que fazer?

Um dos primeiros atos do Governo Arruda, em 2006, foi desativar o CITI e retirar os trinta computadores que nele funcionavam, onde a Comunidade, sobretudo, crianças e jovens se profissionalizavam para poder competir, futuramente, em igualdade de condições com crianças e jovens citadinos, para conseguirem empregos decentes. Saíram os computadores, mas o prédio, tecnicamente construído para tal, permaneceu no local. Despejado o Posto de Saúde da chácara do Seu Manoel/Da.Edite e, estando vazio o prédio do CITI, emprestamo-lo, provisoriamente, no dia 01.08.08, à Secretaria de Saúde para nele se instalar o PSF, que é um projeto importantíssimo para a Comunidade e que foi dificílimo conseguir, nos idos de noventa. Com a doação dos onze computadores do DESID/STE-MC, a solução que temos é pedir de volta o prédio. Antes, porem, de fazê-lo, conversamos, no dia 16.09.09, por volta do meio dia com a Dra. Andréia, assegurando-lhe que não ficasse apavorada, pois estaríamos juntos procurando uma solução agradável e justa para ambos os lados. Dra. Andréia falou-nos, então, de ter ouvido da Dra. Tatiane, do Centro de Saúde n. 2, que o andamento do prédio do PSF de Casa Grande, estava andando e deveria sair até dezembro. Através da Ângela, conseguimos os telefones da Dra. Jussara (3334-2445) e da Dra. Tatiane (3434-5793). Telefonamos-lhe, mas ela se achava numa missão da Secretaria em Alexânia. Deixamos, então, o pedido para que ela nos telefonasse, pois, gostaríamos de ter certeza desta informação. (Contribuição do prof. Aníbal)

Associação recebe doações - I

No dia 08.09.09, Cíntia nos telefonou, com um misto de espanto, alegria e apreensão, dizendo estar recebendo uma doação, vindo de São Paulo, mas o portador não sabia quem a mandara; queria apenas receber o documento de entrega assinado e datado. Perguntei-lhe qual era o tipo de doação e ela disse que da Nota Fiscal constava que eram 21 cadeiras multiuso, uma mesa de professor, um armário baixo em MDF, 11 mesas para computador e uma mesa para impressora; tudo novinho em folha e embalado. Ordenei-lhe que a recebesse e, no dia 10.09.09, indo à Casa Grande, à tarde, peguei a documentação, que o portador havia deixado, e vi que a doação vinha do Ministério das Comunicações, do Departamento de Inclusão Digital –DESID/STE-MC, fones 
3311-6391 e 3311-6344. Não me lembro de conhecer ninguém lá, lembrei-me apenas que ano passado o Dr. Joe Valle, da Secretaria de Tecnologia, e o Dr. Vilmar, da Secretaria de Agricultura, amigos, e admiradores do nosso movimento associativo, comunitário, social, educativo, ambiental, cultural, esportivo e religioso de Casa Grande, havia nos prometido, substituir, o Projeto CITI do GDF, por um projeto de Inclusão Digital Federal da sua Secretaria. Naquela época recebemos, inclusive, visitas de técnicos dos dois órgãos que com toda transparência divulgamos, como é da nossa filosofia do trabalho que fazemos, há trinta anos. Como as tratativas não prosperaram, embora esperançosos e confiantes, deixamos tudo “para o que Deus quiser”. Foi, portanto, com muita alegria e redobrada esperança que iremos , na próxima semana, novamente contatar os dois amigos, Joel e Vilmar para ver se eles estão por trás da doação e se atrás desta primeira doação, chegará a outra: os computadores. Se isto, realmente, se concretizar, mais uma vez, vimos a mão de Deus, às claras, agindo, pois, nas parcerias que estão chegando, da FACIPLAC, do Conselho Tutelar e do JOCUM, fala-se da possibilidade de aulas de informática, mas os computadores e a infraestrutura para tal, onde encontrar? Deus está providenciando!

Associação recebe doações - II

Na segunda-feira, dia 14.09.09, após o almoço, depois de levar as netas para o Colégio, fizemos o primeiro contato com o Ministério das Comunicações, Departamento de Inclusão Digital –DESID/STE-MC, usando o fone 3311-6391. A telefonista, muito educadamente, nos conformou ser daquele órgão a doação e, quando lhe perguntamos o nome da (s) pessoa(s) a quem agradecer, disse-nos que deveríamos contactar com o Diretor, Dr. Carlos Roberto Paiva, pelo telefone 3311-6178. Telefonamos e, quem nostendeu, foi sua Secretária, a Senhora Mariana, que nos avisou estar Dr. Carlos Roberto Paiva viajando para São Paulo, mas que voltaria na quarta-feira; confirmou, novamente a doação e nos avisou que a mesma seria proximamente acompanhada de 11 (onze) Computadores, uma Data Show. É claro que ficamos radiantes. Pedimos-lhe, então o e-mail do Dr. Carlos Roberto Paiva para lhe encaminhar os agradecimentos da Comunidade de Casa Grande. Deu-nos o dele –[email protected] e o seu [email protected]. Na quarta-feira, dia 16.09.09, às 10h43min,em ponto, falamos pessoalmente com o Dr. Carlos Roberto Paiva, que confirmou tudo o que acima divulgamos, acrescentando, também, a Internet e nos prometeu, uturamente, uma visita pessoal a Casa Grande para conhecer o nosso movimento associativo, comunitário, social, ambiental, esportivo, cultural e religioso. Perguntado se houvera alguma intervenção de alguém da Secretaria de Tecnologia ou de Agricultura, respondeu, negativamente. Assim sendo, queremos, então, nesta oportunidade, agradecer, ao Dr. Carlos Roberto Paiva, Diretor da Departamento de Inclusão Digital, esta doação que ajudará Casa Grande a continuar na crista da onda, colocando suas crianças e jovens no mesmo nível das crianças e jovens que moram nas cidades. (Contribuição do prof. Aníbal)

 


Comments