Comunicados e Boletins‎ > ‎2009‎ > ‎

Comunicado n. 38 - 03/10/2009

Nossas parcerias com o JOCUM

Hoje, quinta-feira, dia 17.09.09, está começando nossas parcerias com o JOCUM, Jovem com uma Missão, que moram no Núcleo, na chácara 14MA07. O grupo, liderado por Eber Miranda, irá recolher o lixo, espalhado ao redor dos contêineres, ensacá-lo, e pintará as lixeiras. É uma parceira com a Associação que irá lhes fornecer vinte e cinco sacos de lixo de 100 quilos, dez luvas, dois litros de tinta verde oliva, um litro de tinner, cinco pinceis 40 mm, e dez folhas de lixa nº 80. Pedimos ao Ebert para fotografar tudo antes e depois para agente apresentar o trabalho à Comunidade. Com esta atividade queremos chamar a atenção de todos para o problema do lixo que é um problema de saúde comunitária nossa e do meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, todos sairemos ganhando. Assim sendo, não esqueça as datas e horário de se colocar o lixo nos contêineres: segundas, uartas e sextas-feiras, até o meio dia, quando o SLU passará com o caminhão e recolherá tudo. (Contribuição do prof. Aníbal)


Página de São Francisco XV Falando de São Francisco

A ECOLOGIA

Naqueles dias o inverno estava assaz rigoroso. Os campos e árvores, tudo, estava coberto de neve que desprendia o mais duro frioque congelava os narizes, as mãos dos dois peregrinos e os seus pés, protegidos apenas por uma humilde sandália de couro. Francisco tinha o bom costume de fazer suas caminhadas, sempre acompanhado por um de seus irmãos de hábito. Numa dessas andadas, desta vez acompanhado do frei Paulo, iam ambos andando lenta e pausadamente, despreocupados, meditando nas bênçãos do Altíssimo sobre a natureza, quando cruzaram com um velhinho que vestia um manto novo, bem encorpado, pesado e peludo. Ao reconhecer o santo e percebendo que ele tiritava de frio, aquele senhor ofereceu-lhe generosamente aquele rico agasalho. Sem pestanejar, o pobrezinho de Assis respondeu-lhe com mansidão: -Por amor à santa pobreza, os frades não costumam possuir mantos assim. Mas em atenção à sua generosidade, hoje vamos aceitá-lo muito contentes. E sob aquela friagem os dois frades continuaram a caminhada protegidos pelo manto. Em seguida se encontraram com um pastor que levava dois cordeirinhos para o mercado. Francisco se dirigiu a ele com os olhos marejados de lágrimas e perguntou: -O que vai acontecer com estes cordeirinhos, meu irmão? -Vou levar para o mercado onde alguém vai comprá-los para engordar e prepará-los para comer. Francisco retrucou exclamando: - Isto não pode acontecer! Toma aqui, meu irmão: pega este agasalho. Não precisa pagar nada.Leva este manto para proteger-te do frio e promete não vender nem matar os cordeirinhos... 
Muito alegre e satisfeito aquele pastor aceitou o manto e prometeu não levar os dois cordeirinhos para o mercado. Dessa maneira, Francisco e frei Paulo, retomaram alegres sua caminhada sentindo muito frio pelo corpo, mas com o coração aquecido pelo amor às riaturas de Deus, e por terem conseguido livrar os dois pequenos animais do sacrifício de suas vidas. Meditação da semana: Jesus, é melhor consolar do que ser consolado! (Contribuição do prof. Ilton)

Espaço da Escola Espaço da Escola

Nova sala de Informática da Escola Classe Casa Grande  sala de informática foi aberta no dia 01/08/2009 e os alunos da Escola Classe Casa Grande ficaram muito entusiasmados ao poder usar os computadores e, também, ao aprender a utilizá-los. Eles ficaram tão alegres, que não veem a hora de ter horários marcados para a sala de computação. A abertura dessa sala de computação, incentiva os estudantes a se conscientizarem sobre os bens públicos pertencentes a escola e a preservá-los. Como diria o Sr. Aníbal: “Criança que constrói, não destrói!!!” A sala de computação também ajudará os professores no planejamento de aulas mais dinâmicas e proveitosas. Os alunos da Escola Classe Casa Grande agradecem!!! (Contribuição das alunas Camila Tainara da 7ªA)


Casa Grande Projeto Horta 2009

A equipe da 8ª série (Alex, João Paulo, Elisvan, Rone, Lucas Henrique, Fabrício e Luis) no ‘Projeto Horta’ foi entrevistada no dia 15 de setembro de 2009 pois, teve a grande ideia de fazer uma horta para melhorar a alimentação dos alunos. Perguntamos ao João Paulo (representante do grupo) o que ele pensa sobre essa atitude, ele disse: “- É uma maravilha participar, porque estamos aprendendo muitas coisas interessantes!!!” No momento, os participantes, sob a supervisão da Professora Janaína (Inglês), estão fazendo as divisões dos canteiros que serão delimitados através do reaproveitamento de garrafas PET, seguindo projeto idealizado pelo professor Ezequiel (Matemática) e que beneficia o meio ambiente. Para fazer a horta eles precisam dos eguintes materiais: garrafas PET, enxada, pá, enxadão, mangueira, água, terra e adubo. Segundo os colegas, após a relação de vários projetos, a iniciativa partiu do aluno João Paulo, da 8ª série, que escolheu trabalhar com seu grupo no ‘Projeto Horta’. Na opinião da Equipe do Jornal (Super Ação Jovem da 7ª Série), a ideia e muito interessante, porque eles estão cada vez mais se esforçando para ajudar a nossa escola, e podem ter certeza que assim que a Horta começar a produzir alimentos, toda a comunidade será informada por esse informativo. É isso aí, grande abraço de todos da Escola Classe Casa Grande. Colaboração de Laiane, Bruna e Deizy.

Eleição para Diretor da Escola

No dia 31.07.09, saiu a Portaria 301, que regulamenta a Gestão Compartilhada de 2009. A eleição direta e secreta do Diretor será no dia 2 de dezembro próximo, das 7h30min, com término previsto para as 22 horas para as escolas que possuem cursos diurnos e 
noturnos, como é o caso da nossa Escola Classe Casa Grande. Considerando ser a Escola a célula mãe da Comunidade e o fato de sermos professores a vida toda, a primeira ação que aqui fizemos, como líder, foi criar e construir a Escola. “Educação em primeiro lugar”, é um slogan que nasceu em Casa Grande; Prof. Cristóvam Buarque, não o criou, copiou-o de nós. Na época, o que fizemos foi um ato de heroísmo, pois o Decreto 8690, do Governador José Aparecido, proibia todo e qualquer serviço público, inclusive de 
educação, nas áreas, então, ditas, irregulares. No lançamento de sua pedra fundamental e presença marcante não foi de autoridades, mas da Polícia com fuzis e cassetetes para impedir a construção; nem a Fundação Educacional, que nos apoiava, na pessoa da professora Eurides Brito, pode estar presente. Nossa audácia, porem, constância e determinação fizeram com que até o Secretário de Educação, Pompeu de Souza, de saudosa memória, também nos apoiasse e vencemos a parada. A escola foi inaugurada no dia 8 de fevereiro de 1986. com uma festa de arromba que durou três dias pois era carnaval. Tudo isto, explica o carinho e amor que temos para com a nossa Escola: é, junto com a Capela de São Francisco de Assis, a pedra mais preciosa que conseguimos criar e construir para Casa Grande. Não, é portanto de se estranhar o fato de, nestes anos todos, seguirmos de perto apoiando, ajudando e conseguindo o melhor para ela. Esta, portanto, a razão que nos leva a pedir a todas – corpo docente, discente, funcional e os pais dos, apto a votar – que não perda esta oportunidade de exercer a sua cidadania, escolhendo o Diretor da nossa Escola, no dia 2 de dezembro próximo, das 7h30min até às 22 horas. (Contribuição do prof. Aníbal)

Vamos fazer, em dezembro, uma única confraternização de Natal?

Casa Grande é uma Comunidade muito feliz e realizada; todos os anos, por ocasião do Natal, a Associação, o Grupo São Francisco de Evangelização, o Posto de Saúde e outros, fazem a confraternização de Natal, com farta distribuição de presentes e de lanches. As famílias, sobretudo, as crianças adoram. Acontece que costumam ser as mesmas pessoas que trabalham e correm atrás, e, geralmente, das mesmas entidades e firmas patrocinadoras locais. Lembremos, porém, que estamos numa época de grande crise financeira e todos a estão sentindo na pele, alguns mais ou menos. Pensando nisto e para se ter um trabalho menor, talvez também, com recursos financeiros menores, mas com um sucesso igual ou, talvez, superior a dos outros anos (a união faz a força) estamos dando a sugestão de unirmos trabalhos, forças, intenções e fazermos uma ÚNICA confraternização de Natal, neste ano. Poderia ser na primeira quinzena de dezembro, para que cada pessoa possa programar, depois, o seu Natal com a família. Que acham da idéia? Faríamos uma Comissão Especial e, juntos, faríamos, com antecedência, o planejamento de data, horário, local, a programação e sua realização. Assim sendo, estamos convidando os interessados em agilizar esta idéia, para uma reunião conjunta, no dia 23.09.09, quarta-feira próxima, no Centro Comunitário, a partir das dezenove horas, 7 horas da noite. Falem com a Dra. Sônia (3404-0024) Romilda (96356276) Adriene (9625-0679) Edilene (8525-6126 ) Ângela (9664-3712) Maria Rodrigues (9925-2850) Aloizio (9659-5447) Dra Andréia Dra. Bárbara (9908-8578) prof. Aníbal (9989-1855) Prof. Capucci (3901-8328) ou com os Casais Acilon e Marinalva, Dário e Adeilda. (Contribuição do prof. Aníbal)

Eleição do Conselho Tutelar, no dia 4.10.09

As eleições para o Conselho Tutelar do Distrito Federal serão no próximo quatro de outubro, das 8 às 17 horas. Em Casa Grande, haverá uma urna na Escola local, onde toda a Comunidade poderá exercer este ato de Cidadania, escolhendo seus representantes que irão cuidar dos direitos das nossas crianças e dos adolescentes. Lembremos, se cuidarmos das crianças e dos jovens, hoje, teremos, no futuro, uma sociedade diferente, melhor. Assim sendo esta nossa participação é muito importante. Não esqueçam, portanto, de levar o título de eleitor do Gama e a Carteira de Identidade. A Associação está se empenhando nestas eleições porque os Candidatos moram na região e se propõem depois a trabalharem ativamente ligados conosco, para trazer benefícios para nós. (Contribuição do prof. Aníbal)

ATarde Dançante de setembro


Achávamos que a Tarde Dançante de setembro seria um fracasso total. Erramos, totalmente, pois, foi muito boa e muito participativa, apesar de não ter havido o tradicional bingo. Setenta e três pessoas estiveram presentes. O caldo e a bebida não deram para quem queria. O Detalhe, as pessoas que participaram foram lá para dançar e dançaram mesmo. Segundo Araci e Valdir, Geraldo e Rosa, “a Comunidade não sabe o que está perdendo, ter um salão como o que temos um divertimento, praticamente de graças, e não aproveitar? Isto depõe não contra quem está promovendo, mas sim para quem não está participando” Assim sendo, minha gente, não vamos perder mais esta chance de, ao menos, uma vez por mês, no segundo domingo, deixar tudo de lado para descansar, divertir e encontrar os amigos para conversar e colocar as informações e as fofocas comunitárias em dia. Vamos sacudir um pouco o estresse da vida? Planejem e participem nas três que ainda falta: outubro, novembro e dezembro! (Contribuição do prof. Aníbal)

Quadrilha Estrela de Fogo faz jantar dançante

No dia 12.09.09, a Quadrilha “Estrela de Fogo” fez uma excelente promoção com a finalidade de angariar fundos para manter em atividade o Grupo, em 2010. Foi uma ação entre amigos e admiradores da Quadrilha. Lá estavam as famílias e os pais, praticamente de todos os participantes. Foi uma alegria e um contentamento geral como mostram as fotos; salgados, tira-gostos variadíssimos e da melhor qualidade; a dupla de cantores excelente, agradaram muito. A festa iria até o sol nascer, não fora, a presença de um desmanche prazer, que foi a ovelha negra do dia, provocando uma briga sem motivo que levou os lideres a terminá-la às três da manhã. O Acontecido, porem, Davi, Odair e demais companheiros, não invalida o esforço de vocês. Nota 10 e a Associação está aí para apóiá-los e ajudá-los, pois, a Quadrilha “Estrela de Fogo” está levando o nome de Casa Grande para todos os rincões do Distrito Federal, razões que nos levam a parabenizá-los e agradecê-los. (Contribuição do prof. Aníbal)

Ação dos desmancha prazer

Ninguém, jamais viu um quadro célebre, todo preto ou todo branco; a beleza está no jogo de cores, de matizes e de sombras. As sombras realçam o quadro todo. O que aconteceu na promoção da Quadrilha, no dia 12.09.09 e, na Tarde Dançante, do dia 13.09.09. são sombras que realçam ainda mais aquilo que estamos fazendo com tanto amor e dedicação, com a finalidade apenas de fazer o bem sem olhar a quem. Na atividade da Quadrilha “Estrela de Fogo” houve uma briga e, na “Tarde Dançante”, uma pessoa, talvez uma criança, foi até o banheiro, abriu todas as torneiras, pegou o papel higiênico e o espalhou tudo pelo chão. Chamamos todos os lideres, mostramos-lhes o acontecido, documentamos tudo fotograficamente. Mas queremos dizer, também, que os acontecidos não empanam em nada o brilho do que estamos fazendo. As forças do mal quando vêem as forças do bem fazendo o bem, rugem e se revoltam, fazem as deles, também, mas tenham fé e acreditem, Deus venceu o mal. (Contribuição do prof. Aníbal)

Banda Fuzo comandará a Tarde Dançante de novembro.

No dia 8.09.09, recebemos um e-mail do companheiro Glauco Vasconcelos, onde confirmava a apresentação da Banda Fuzo no dia 8.11.09, na Tarde Dançante de Novembro. Ei-lo “Oi, Aníbal, já marquei com a Banda Fuzo a apresentação a ser realizada na Tarde Dançante, na Associação do NRCG para dia 08 de novembro de 2009, segundo domingo de novembro, como combinamos. Um grande abraço, Glauco. E, no e-mail do dia 09.09.09 outro e-mail: Aníbal, quanto à cantata de Natal, estou vendo com o Maestro e qualquer novidade lhe contarei depois. Um abraço.” Glauco. Estamos publicando estes e-mails para a Comunidade ficar 
informada da importância das Tardes Dantes, onde muitas pessoas pensam nela e com antecedência. Assim sendo, a Comunidade não deveria perder esta chance de se divertir de uma maneira tão simples, tão barata e que tanto bem faz ao corpo, à mente e à vida. Participem, então! (Contribuição do prof. Aníbal)

O incêndio na Chácara do Armando Gravia

O mundo todo vem se preocupando, cada dia mais, com o meio ambiente, com a natureza, com o efeito estufa. Até as crianças pequenas, hoje, estão engajadas nesta preocupação. Assim é com pesar e dor no coração, que presenciamos no dia 13.09.09, de madrugada, por volta da uma hora da manhã, o incêndio da chácara do Armando Gravia. Mais, Preocupados ainda, ficamos, quando cinco pessoas telefonaram para o Corpo de Bombeiros e não obtivemos nenhum auxilio. Avisamos-lhes que o projeto “ADOTE UMA NASCENTE” de Casa Grande que hoje está no Brasil e no mundo, estava em perigo, mas nem isto foi razão suficiente para sermos atendidos. Graças a Deus e à ação do Gleidson e de outras pessoas, o fogo não chegou até a chácara da nascente. Fica, aqui, porém, registrado o fato e o pedido insistente de todo mundo, sobretudo, daqueles que amam a natureza e o meio ambiente: não provoquem incêndios, pois, são totalmente prejudiciais à natureza e nossa saúde. Ainda não tinham soltado este verbete, quando, no dia 16.09.09, à noite, por volta das 20 horas, descendo para a reunião de planejamento da Confraternização de Natal de 2009, vimos, com pesar novamente, outro incêndio, na chácara rente a Avenida José Mario Calvoso. Renovamos, então, o apelo a toda a Comunidade: vamos evitar os incêndios em Casa Grande. Em vez de queimar lixo, transforme-os em adubo que irar fertilizar a terra e trazer mais alimento para todos? (Contribuição do prof. Aníbal)

Aniversário do Wanderson

No dia 12.09.09, o Wanderson, do casal Mineirinho/Edilene, fez aniversário. Convidados que fomos lá estávamos para documentar e levar os parabéns da Comunidade, sobretudo, do Grupo São Francisco de Evangelização para o Wanderson. Foi uma festinha simples, com pasteis e um delicioso bolo, velinhas, fotos não deixaram dúvida: estamos no caminho certo, preparando para entrar com pé direito no mercado. O segundo lote e outros grupos e outros galpões já estão em vista. Queremos ressaltar, por aquelas senhoras que nele acreditaram. Queremos, então, documentando o fato, parabenizar o Lúcio e o José Gonçalves pela pertinácia e força de vontade que têm dignas de louvores e aplausos. (Contribuição do prof. Aníbal)

E, agora, José, o que fazer?

Um dos primeiros atos do Governo Arruda, em 2006, foi desativar o CITI e retirar os trinta computadores que nele funcionavam, onde a Comunidade, sobretudo, crianças e jovens se profissionalizavam para poder competir, futuramente, em igualdade de condições com crianças e jovens citadinos, para conseguirem empregos decentes. Saíram os computadores, mas o prédio, tecnicamente construído para tal, permaneceu no local. Despejado o Posto de Saúde da chácara do Seu Manoel/Da.Edite e, estando vazio o prédio do CITI, emprestamo-lo, provisoriamente, no dia 01.08.08, à Secretaria de Saúde para nele se instalar o PSF, que é um projeto importantíssimo para a Comunidade e que foi dificílimo conseguir, nos idos de noventa. Com a doação dos onze computadores do DESID/STE-MC, a solução que temos é pedir de volta o prédio. Antes, porem, de fazê-lo, conversamos, no dia 16.09.09, por volta do meio dia com a Dra. Andréia, assegurando-lhe que não ficasse apavorada, pois estaríamos juntos procurando uma solução agradável e justa para ambos os lados. Dra. Andréia falou-nos, então, de ter ouvido da Dra. Tatiane, do Centro de Saúde n. 2, que o andamento do prédio do PSF de Casa Grande, estava andando e deveria sair até dezembro. Através da Ângela, conseguimos os telefones da Dra. Jussara (3334-2445) e da Dra. Tatiane (3434-5793). Telefonamos-lhe, mas ela se achava numa missão da Secretaria em Alexânia. Deixamos, então, o pedido para que ela nos telefonasse, pois, gostaríamos de ter certeza desta informação. (Contribuição do prof. Aníbal)

Associação recebe doações - I

No dia 08.09.09, Cíntia nos telefonou, com um misto de espanto, alegria e apreensão, dizendo estar recebendo uma doação, vindo de São Paulo, mas o portador não sabia quem a mandara; queria apenas receber o documento de entrega assinado e datado. Perguntei-lhe qual era o tipo de doação e ela disse que da Nota Fiscal constava que eram 21 cadeiras multiuso, uma mesa de professor, um armário baixo em MDF, 11 mesas para computador e uma mesa para impressora; tudo novinho em folha e embalado. Ordenei-lhe que a recebesse e, no dia 10.09.09, indo à Casa Grande, à tarde, peguei a documentação, que o portador havia deixado, e vi que a doação vinha do Ministério das Comunicações, do Departamento de Inclusão Digital –DESID/STE-MC, fones 3311-6391 e 3311-6344. Não me lembro de conhecer ninguém lá, lembrei-me apenas que ano passado o Dr. Joe Valle, da Secretaria de Tecnologia, e o Dr. Vilmar, da Secretaria de Agricultura, amigos, e admiradores do nosso movimento associativo, comunitário, social, educativo, ambiental, cultural, esportivo e religioso de Casa Grande, havia nos prometido, substituir, o Projeto CITI do GDF, por um projeto de Inclusão Digital Federal da sua Secretaria. Naquela época recebemos, inclusive, visitas de técnicos dos dois órgãos que com toda transparência divulgamos, como é da nossa filosofia do trabalho que fazemos, há trinta anos. Como as tratativas não prosperaram, embora esperançosos e confiantes, deixamos tudo “para o que Deus quiser”. Foi, portanto, com muita alegria e redobrada esperança que iremos , na próxima semana, novamente contatar os dois amigos, Joel e Vilmar para ver se eles estão por trás da doação e se atrás desta primeira doação, chegará a outra: os computadores. Se isto, realmente, se concretizar, mais uma vez, vimos a mão de Deus, às claras, agindo, pois, nas parcerias que estão chegando, da FACIPLAC, do Conselho Tutelar e do JOCUM, fala-se da possibilidade de aulas de informática, mas os computadores e a infraestrutura para tal, onde encontrar? Deus está providenciando! (Contribuição do prof. Aníbal)

Associação recebe doações - II

Na segunda-feira, dia 14.09.09, após o almoço, depois de levar as netas para o Colégio, fizemos o primeiro contato com o inistério das Comunicações, Departamento de Inclusão Digital –DESID/STE-MC, usando o fone 3311-6391. A telefonista, muito educadamente, nos conformou ser daquele órgão a doação e, quando lhe perguntamos o nome da (s) pessoa(s) a quem agradecer, disse-nos que deveríamos contactar com o Diretor, Dr. Carlos Roberto Paiva, pelo telefone 3311-6178. Telefonamos e, quem nos 
atendeu, foi sua Secretária, a Senhora Mariana, que nos avisou estar Dr. Carlos Roberto Paiva viajando para São Paulo, mas que voltaria na quarta-feira; confirmou, novamente a doação e nos avisou que a mesma seria proximamente acompanhada de 11 (onze) Computadores, uma Data Show. É claro que ficamos radiantes. Pedimos-lhe, Então o e-mail do Dr. Carlos Roberto Paiva para lhe 
encaminhar os agradecimentos da Comunidade de Casa Grande. Deu-nos o dele –[email protected] e o seu [email protected]. Na quarta-feira, dia 16.09.09, às 10h43min,em ponto, falamos pessoalmente com o Dr. Carlos Roberto Paiva, que confirmou tudo o que acima divulgamos, acrescentando, também, a Internet e nos prometeu, futuramente, uma visita pessoal a Casa Grande para conhecer o nosso movimento associativo, comunitário, social, ambiental, esportivo, cultural e religioso. Perguntado se houvera alguma intervenção de alguém da Secretaria de Tecnologia ou de Agricultura, respondeu, negativamente. Assim sendo, queremos, então, nesta oportunidade, agradecer, ao Dr. Carlos Roberto Paiva, Diretor da Departamento de Inclusão Digital, esta doação que ajudará Casa Grande a continuar na crista da onda, colocando suas crianças e jovens no mesmo nível das crianças e jovens que moram nas cidades. (Contribuição do prof. Aníbal)

A ação do Dedo de Deus

Analisando tudo o que está acontecendo, praticamente, ao mesmo tempo, a gente deduz duas coisas importantes; a primeira, Deus que é Senhor de tudo, dos acontecimentos e das pessoas, colocou seu Dedo no tablado da história e mexeu em todas estas pedrinhas para tudo acontecesse, agora, ao mesmo tempo, uma coisa completando a outra; a segunda, que isto que está acontecendo conosco é um retorno positivo do que, aqui plantamos, nestes trinta anos de atividades associativas, comunitárias, sociais, educativas, ambientais, esportivas e religiosas, pois, “quem planta rosas só pode colher perfumes” . (Contribuição do prof. Aníbal)

Propostas do JOCUM

Realizar trabalhos semanais usando as dependências do Centro Comunitário da Associação e da Escola, para 1) Dar oficinas circenses até montarmos um espetáculo que será apresentado para toda a comunidade ou onde for solicitado 2) Shows 3) Palestras 
4) Promover recreação e lazer 5) Aulas de computação 6) Aulas de edição de vídeo, fhotoshop e básico de filmagem 7) Aulas de música 8) Aulas de teatro Assinado: GRUPO DA JOCUM Propostas da Equipe de Enfermagem da FACIPLAC SAUDE DA CRIANÇA Avaliação nutricional, Vacinas, Saúde mental, Acuidade Visual, Ludoterapia, Crescimento e Desenvolvimento físico e mental. SAUDE DA MULHER Depressão, Profissionalização, Auto-estima, Auto cuidado. MEIO AMBIENTE E SAUDE Animais Domésticos, Animais peçonhentos, Compostagens para aproveitamento do lixo orgânico (húmus de minhocas), Plantas medicinais, Incentivo a produção de artesanatos provenientes da própria natureza, Profissionalização. MEIO AMBIENTE E LAZER Gincanas educativas com a interação da Comunidade como um todo. O Conselho Tutelar tem, também, propostas semelhantes, em relação à crianças e aos Jovens.

Eleições na Escola 

Como é do conhecimento geral da sociedade e das autoridades constituídas de agora e de outrora, a Escola de Casa Grande foi, nos idos de oitenta, criada e construída pela própria Comunidade, em 68 mutirões, liderados pela Associação, numa Ação Pedagógica diuturna e constante: “Criança que constrói, não destrói” e “Comunidade que faz, não desfaz”; também os cursos, tanto do I quando do II grau e do EJA foram uma luta renhida de muitos e muitos anos, porém, luta de final feliz, vitoriosa, liderada pela Associação. Tivemos, nesta fase, a mão sensível e palpável da educadora nata, professora Eurides Brito. Em fevereiro de 2007, quando houve uma tentativa, até louvável pedagogicamente, de mudanças radicais, deixando aqui, apenas o ensino infantil e fundamental, foi, outra vez, a liderança da Associação que conseguiu reverter a Portaria baixada, nos Gabinetes sem ouvir a Comunidade. Isto é uma demonstração cabal, explicita e inequívoca de nossa filosofia “Educação em primeiro lugar” e do grande amor que temos para esta menina dos nossos olhos que é a Escola, a célula mãe de nossa Comunidade. Assim sendo, tivemos sempre um carinho especial por todos os diretores dela, da professora Joana e Maria Valle, nos idos de oitenta, quando havia apenas trinta e dois alunos até o professor Edgar, nos dias atuais, com mais de oitocentos alunos. Acontece que nossa Escola, como todas as instituições têm altos e baixos. Estamos agora, num momento, alto, quando, não só adultos, mas até crianças, podem ransitar, à noite, pela avenida, e frente da Escola, com segurança e sem medo, o que não estava acontecendo ultimamente. Isto foi o que queríamos afirmar nos Comunicados anteriores. Não queríamos menosprezar nem ofender a quem quer seja, pois, todos procuraram na sua gestão fazer o melhor que podiam e o fizeram. Assim sendo, se nossa manifestação foi interpretada como ofensiva ou menosprezo a quem quer seja, pedimos, humildemente, perdão e desculpas pelo entusiasmo do status atual de disciplina e ordem da escola. (Contribuição do prof. Aníbal)

 

Comments