O frio estava de quebrar os ossos. Apesar disso, em razão de sua fraqueza, o santo resolveu fazer uma viagem, de Monte Alverne
até a cidadezinha de Assis, no lombo de um burrico, seguido de um velho camponês. Aquela aventura poderia durar vários dias pela lentidão do velho animal e pela precariedade do caminho cheio de curvas e de pedregulhos. A fraqueza do santo magrelo era de dar pena. Seus confrades insistiam para que ele desistisse daquela empreitada, mas não houve santo nem argumento que pudesse emovê-lo. Saiu, decidido, “cavalgando” aquele burrinho, sob uma neve impiedosa, preocupado apenas pelo bem que poderia fazer os necessitados. Já à noitinha, após longo percurso e cansaço, os dois viajantes resolveram pernoitar ao relento, no campo, protegidos apenas por uma grande rocha. Afastando-se um pouco, Francisco escavou a neve rígida com as mãos até encontrar algumas moitas de capim amassado e também um emaranhado de raízes amargosas para fazer um chazinho. - Esse capim ainda está verde, - disse o camponês -; mas as raízes podem servir muito bem para preparar o nosso chá. Dessa maneira os três se preparam para passar a noite naquele local: o camponês, Francisco e o burrinho. Tudo pronto, o servo de Deus e o velhinho tomaram o chá, mas o velho camponês não quis comer as raízes nem beber o chá. Francisco acomodou-se perto do burrinho enquanto o camponês continuava sentado ali no chão, só reclamando daquela friagem que fazia todos tiritarem. Foi então que o bemaventurado ajoelhou-se no chão gelado, recolheu-se de olhos fechados e iniciou suas orações, absorto longamente, inflamado pelo calor do amor divino e, de braços estendidos, com uma das mãos tocou a cabeça do burrinho. Ao sentir o toque daquelas mãos, homem e animal foram invadidos e envolvidos em todo o corpo por uma onda de calor de grande intensidade. Aquele calor inesperado e invisível aconchegou os dois, o santo e o camponês, num repouso tranqüilo, a noite toda, até a manhã do dia seguinte; daí recomeçaram aquela viagem abençoada pelo calor divino. Meditação da semana: Senhor, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado.
(Contribuição do Hilton)
Eleições à vista
Não estamos de maneira alguma, como alguém afirmou, presos ao “OSSO DO PODER”; muito pelo contrário, estamos, depois de trinta anos de trabalho sério, desinteressado, documentado, divulgado, transparente, muito frutífero, muito conhecido, muito admirado e exaltado, ansiosos por encontrar alguém que comungue de nossa filosofia de não parcelamentos, de conservamos rural e produzindo e com o compromisso sincero e leal de levar à frente, o movimento associativo, comunitário, social, educativo, ambiental, esportivo, cultural e religioso que aqui criamos, desde os idos de oitenta, para passá-lo à frente, com prazer, alegria, muita satisfação, galhardia e ufania. Tanto isto é verdade que, no dia 12 de outubro próximo, teremos eleições para a Diretoria da Associação, período 2009/2011 e já estamos, desde agora, 1º. de agosto de 2009, divulgando, não só a notícia para que apareçam CANDIDATOS E CHAPAS, mas sobretudo, a legislação e as normas que as regem para que os interessados tenham conhecimento e comecem logo a se movimentar para pegar este tão decantado e cobiçado “OSSO DO PODER”. E o detalhe, irão encontrar TUDO, praticamente, pronto, certinho, em ordem, supervalorizado, funcionando, com ampla credibilidade da sociedade e das autoridades constituídas, sem necessidade de ficar colocando a mão no bolso, como fizemos nestes trinta anos de trabalho, perder noites e noites de sono, sacrificando família, saúde e a própria vida, como foi o nosso caso. Quem assumir, não encontrará “O S S O”, mas uma PÉROLA PRECIOSA, diamante de muitos quilates que conseguimos aqui construir, por desígnios de Deus e um mandato expresso de D. Ávila, primeiro Arcebispo Castrense do Brasil. (Contribuição do prof. Aníbal).
Espaço da Escola
A partir de 3 de setembro de 2009, a Polícia Militar do Distrito Federal, promoverá em nossa escola, ações referentes ao PROERD. Essa atitude envolverá escola, adolescentes e famílias acerca da prevenção a um dos maiores males da sociedade moderna: o consumo de drogas. Alunos das 4ª séries ‘A’ e ‘B’ participarão das aulas e dessa formação que certificará estudantes de todo o Distrito Federal no mês de novembro próximo. Uma reunião com os pais dos alunos envolvidos no projeto será realizada no próximo dia 3 de setembro (matutino e vespertino), no intuito de informar a comunidade escolar. A participação de todos é de suma importância. Veja os detalhes sobre o PROERD nas próximas linhas: PROERDO Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países. No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
Objetivos
________________________________________________________
O PROERD é desenvolvido nas Escolas de 1ª a 4ª Séries, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas. O Programa O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência. MOMENTO DA LEITURA Desde a semana passada, a Equipe Gestora e o Grupo de Professores da Escola Classe Casa Grande, vem promovendo o projeto ‘Momento da Leitura’, onde alunos e funcionários da escola participam as quintas-feiras investindo 20 minutos de seu tempo e os dedicam a leitura, que, afinal de contas, é um “exercício” muito bom para a mente. Nós, alunos, professores e gestores da Escola Classe Casa Grande, gostaríamos muito de contar com a colaboração de toda a comunidade, doando-nos livros e gibis para que nosso MOMENTO DA LEITURA fique mais divertido e variado! Obrigado!
RAP CONSCIÊNCIA
O Rap Consciência é um projeto do Instituto Sangare (Ciência em Foco). No fim do ano de 2009 será lançado um CD e junto com ele um livro, este CD terá a participação dos ganhadores. Na nossa escola, os selecionados para a próxima fase do concurso foram: JOÃO PAULO DE SOUZA, GABRIELE ALVES, REBEKA SOUZA EGER e ANA PAULA NAIR SANTOS MENDES. Conseguimos falar com uma das ganhadoras e olha o que ela disse: “Ser cantora sempre foi o meu sonho,e eu tô no ‘’céu” com essa noticia,é muito bom saber que eu fui uma das ganhadoras do concurso”. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Observação importante
Fiz, nesta semana, sem conhecer o pedido de vocês, uma assinatura da Revista Seleções para a Escola. Poderei, também, toda semana, se vocês assim desejarem, levar as Revistas Veja, Época e Isto É que recebo semanalmente para a Biblioteca da Escola. (Contribuição do prof. Aníbal)
E o mês de agosto já se foi, também. Vamos, então, por nossas contribuições do Grupo São Francisco em dia?
Tiramos na loteria, quando escolhemos várias pessoas, dentro do Grupo, para nos ajudar no recolhimento das contribuições mensais. São quase vinte; estas pessoas fizeram, em junho e julho, um trabalho de mestre, para ninguém colocar defeito. Vamos, então, repeti-lo no mês de agosto? Vocês estão, realmente, compromissados e convictos em manter funcionando os nossos projetos – ônibus da Evangelização, Comunicados semanais, Domingos de Lazer, Tardes Dançantes e as reuniões mensais do Grupo São Francisco – são o que comprovam estes fatos, e contra fatos, dizem os advogados, não há argumentos contra. Gostaria, também, que ao fazer o recolhimento das contribuições, motivassem todos a participarem das reuniões, no primeiro sábado de cada mês, sobretudo, no do mês de setembro, no dia 05.09.09, por causa da parceria que estamos planejando fazer com a área de Saúde da FACIPLAC que trará muitos benefícios para Casa Grande, sobretudo, para as pessoas e inclusive para os participantes do Grupo São Francisco de Evangelização. Conversem, também, com aqueles que já contribuíram, mas pararam; qual seria o motivo? Não se esqueçam ainda de saberem como a Comunidade está recebendo os Comunicados? Se têm alguma sugestão a dar? Alguma proposta a fazer? Que acharam do Bailão dos Pais, da Festa do Aniversário de Laticínios Araguaia, dos terços que a Comunidade, sob a liderança de Dona Terezinha e do Aluízio estão fazendo todas as sextas-feiras.? São todas informações importantes que podemos, inclusive, divulgá-las todos os sábados. (Contribuição do prof. Aníbal)
Reunião da Diretoria
A próxima terça-feira, dia 01.09.09. é a primeira terça-feira do mês de setembro; teremos, portanto, como de costume, a reunião da Diretoria, das 20 às 22 horas, no Centro Comunitário. Gostaria de ter a presença de todos os diretores, pois, deveremos organizar as próximas eleições do dia 12.10.09 e tratar de outros assuntos importantes para a Comunidade, como a Parceria que pretendemos formalizar com a área de saúde da FACIPLAC, Gama. É uma decisão de capital importância pelas benesses que traremos para a Comunidade na área de saúde, assistência à Terceira idade e aos jovens de Casa Grande. Segue, também, a pauta da reunião para os companheiros se preparem bem para ela. (Contribuição do prof. Aníbal)
Reunião do Grupo São Francisco de Evangelização
No primeiro sábado de setembro próximo, portanto 05.09.09, haverá, após a missa, no Centro comunitário, a reunião de setembro, do Grupo São Francisco de Evangelização. A dinâmica será a mesma de sempre. Os primeiros que chegarem, deverão arrumar as cadeiras para a reunião. Juliana, Fabiana e Edilene farão o controle das contribuições e distribuirão os números para o sorteio de prêmios e de dinheiro, no fim da reunião. Nesta reunião, em vez da Palestra da professora Nazaré, que está viajando, teremos uma grande novidade: a área de Saúde da Faciplac do Gama está querendo trazer para Casa Grande, em parceria com a Associação, com o Posto de Saúde, com a Escola e com o nosso Grupo, uma quantidade imensa de benefícios; querem, também, utilizar o Grupo São Francisco de Evangelização, para fazer um trabalho conjunto com toda a população da região. Assim sendo quem quiser usufruir e participar destas atividades não pode faltar à reunião do dia 9; até gostaria que todos fizessem esforços para levar a reunião o maior número de pessoas, sobretudo, a Terceira Idade, os Jovens, os pais e as mães das crianças. Temos, absoluta certeza quando ficarem sabendo da noticia, irão ficar muito felizes e realizados. Haverá depois o LANCHE COMUNITÁRIO. Repito, o LANCHE SERÁ COMUNITÁRIO, pois, o Professor Aníbal, desta vez não irá providenciar, praticamente nada, apenas o cachorro quente; se todos, no entanto, atenderem ao pedido e levarem alguma coisa, todos irão comer e ficarão saciados como na
MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES. Todo o Grupo, Manoel, espera, com ansiedade, que o Ônibus da Evangelização não falhe como falhou em maio e junho, sem prévio aviso. (Contribuição do prof. Aníbal)
a) Bailão dos Pais
b) Parceria com a área de saúde do FACIPLAC do Gama
07- Diretoria de Esporte José Gonçalves e Lucas
Projetos e notícias
08 – Palavra Livre
09 – Encerramento
10 – Oração de encerramento
O ITR vem ai
De acordo com a Lei 9.393, de 19.12.96, somos obrigados a fazer não só a Declaração, mas, sobretudo o pagamento do Imposto Territorial Rural – ITR. É um imposto federal e obriga a todos os que têm propriedade rural. O imposto é progressivo, quanto mais se produz menos se paga, podendo ser reduzido a dez reais. A multa, para quem não fizer a declaração, porém, é bastante alta e pesada. O prazo para entregar a declaração e pagar o imposto é até o dia 30 de setembro. Assim sendo, a Associação está lembrando aos seus associados esta obrigação. Quem não souber fazer ou não tiver quem o faça, damos a informação que na FAPE e no SRDF têm técnicos abalizados para nos atender. Eles, agora, estão no SIA, trecho 2, no antigo SEBRAEZINHO. O telefone é 3242- 9600. Informamos, também, que as Pessoas Jurídicas imunes e isentas, têm o prazo até o dia 16.10.09 para entregarem a Declaração anual de renda. As multas são altas para quem não o fizer. Nossa Associação já fez tudo, graças ao trabalho exemplar e dedicado do Paulo Roberto, nosso Diretor financeiro. (Contribuição do prof. Aníbal)
Domingo de Lazer e diversões sadias
Apesar do tempo frio e chuvoso, haverá no dia 06.09.09, a partir do meio dia, o nosso domingo de lazer e diversões sadias. Toda a infra-estruturada da chácara está à disposição dos que para lá forem: piscina, campos, churrasqueira. Os que tiverem brinquedos,
levem-nos para brincar com os amiguinhos: totó, peteca, damas, xadrez, bolas de vôlei e de futebol, rede, som, CDs. Haverá os lanches costumeiros: algodão doce, pipoca, crepe, cachorro quente, sucos e refrigerantes. Também no Domingo de lazer haverá a participação do Grupo da Área de Saúde da FACIPLAC do Gama. A Terceira Idade também, está convidada a participar. O domingo de lazer não só para crianças e jovens: todos, pais, mães, professores, estão convidados a passar um dia diferente, batendo papo, comendo alguma coisas e, sobretudo, conversando com os amigos.Lembremos que somos uma COMUNidade, isto é , moramos num mesmo local, temos muita coisa em comum: energia, escola, botecos, estradas. Fazer amigos e uma das felicidades da vida. O domingo de lazer possibilita realizarmos estes sonhos. (Contribuição do prof. Aníbal)
Tarde Dançante de setembro
Como publicamos várias vezes, as Tardes Dançantes, a partir de setembro, não será mais no quarto domingo do mês, mas no segundo. Assim sendo, no próximo de13.09.09.09, teremos nossa Tarde Dançante do mês de setembro. Terá varias modificações que também foram publicas várias vezes. Por exemplo, em vez de começar às 13 horas, começar às 15. Quando houver bingo com vários prêmios, não será só no fim da festa, mas haverá roda também, no meio da festa. Se Deus quiser teremos um som, não profissional, mas um pouco melhor. As Tardes Dançantes são momentos de descontração para a comunidade toda: crianças, jovens, adultos e terceira idade. É uma tarde para de saúde, porque a dança mexe muito com o corpo e com a mente, portanto, excelente para a saúde. É uma tarde de confraternização, de encontrar os amigos, bater papo e por as notícias e as fofocas em dia. Outro detalhe, é um lazer baratíssimo; para os membros do Grupo São Francisco de Evangelização, quites com suas contribuição, não pagam nada. Os demais, apenas um real. Penas, que a maioria dos proprietários ainda não descobriu esta riqueza de Casa Grande. Ficam isolados e perdem esta oportunidade de nos conhecermos reciprocamente e cada vez mais juntos lutarmos por este rincão que escolhemos para viver e educar nossos filhos. (Contribuição do prof. Aníbal)
Reunião do Grupo de Enfermagem do Gama com as lideranças de Casa Grande
Conforme divulgamos nos Comunicados anteriores, desde o dia 11.08.09, professores da área de Saúde da FACIPLAC do Gama estão tendo reuniões conosco, no sentido de fazermos uma parceria entre a FACIPLAC e as lideranças de Casa Grande, comandadas pela Associação, no sentido de trazer para Casa Grande, através de parcerias, um projeto atuante na Comunidade, sobretudo, na área de saúde. A última reunião foi no dia 25.08.09, a partir das 14 horas, no Centro Comunitário. Estavam presentes, por parte de Casa Grande, a Dra. Andréia (médica), Dra. Bárbara (enfermeira) e Adriene (Agente Comunitária de Saúde), do PSF e por parte da FACIPLAC, Dr. Maurício (enfermeiro, 9651-2159 e 3404-0687) Dra. Myrian (enfermeira, 8137- 5493) e Dr. Alejandro (Biólogo) (9159-7714, 3229-0221 Emails [email protected] e [email protected]) O prof. Aníbal Rodrigues Coelho, presidente da Associação, por um lapso imperdoável de memória, conseqüência de sua velhice, esqueceu da reunião e chegou com uma hora de atraso. Deu explicações e pediu mil desculpas. Pena, também, foi a ausência do Prof. Edgar, Diretor da Escola ou seu representante. A reunião foi excelente, muito Telefone da Associação: 3404-0019 Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Gama O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável é reunião dos presidentes das Associações de produtores rurais da região do Gama e de pessoas dos órgãos públicos que definem as políticas públicas paras as áreas rurais e lutam pelos interesses e reivindicações do homem do campo. É, portanto, um órgão de suma importância para o desenvolvimento rural. Os seus membros reúnem uma vez por mês. Brasília tem sete conselhos e um Conselhão Distrital que reúne os presidentes destes Conselhos. A reunião do Conselho do Gama se dá na primeira quinta-feira de cada mês, portanto, em setembro, será no dia 03.09.09, geralmente, na Emater do Gama. Na ausência do Presidente quem representa Casa Grande no Conselho Rural é Maria Rodrigues. (Contribuição do prof. Aníbal)
Milton Seltz está voltando dos Estados Unidos
Retornaram ao Brasil e à Casa Grande o nosso amigo e companheiro Milton Seltz. Há tempo foi para os Estados Unidos fazer o seu pé de meia e está, agora, voltado, não se definitivo ou só a passeio para visitar seus pais, irmãos e amigos. Da. Ana lhe preparou um hurrasco e nos convidou. Ficamos imensamente gratos, sobretudo, porque iremos rever o amigo que conhecemos desde garotinho e agora, homem feito e iremos nos unir à felicidade que Sr. Rainer e Dona Ana, toda a família e amigos estão gozando. Milton, bem vindo. O Grupo São Francisco de Evangelização está esperando, também, a sua visita no próximo dia 5 de setembro, sábado, logo após à Missa. (Contribuição do prof. Aníbal)
Setor rural também se beneficia com deliberações do Governo
Em audiência pública realizada no dia 5 de agosto, em Ponte Alta Norte, o governador Arruda, acompanhado de membros de seu Governo e alguns parlamentares, debateu com a comunidade local, diversas reivindicações, principalmente a regularização de parcelamentos em terras rurais e de preservação de mananciais. Algumas deliberações Na ocasião, o governador deliberou algumas benfeitorias que poderão ser realizadas de imediato, tais como: iluminação de áreas públicas; pavimentação asfáltica da avenida principal; implantação de sub-administração; ampliação da escola rural; ampliação da via de ligação da Rodovia DF 475 com a Avenida Contorno do Setor Oeste, entre outras. Condições para a regularização O governador determinou ao secretário-executivo do Grupar, Paulo Serejo, a elaboração de um projeto urbanístico que orientará o processo de regularização, alertando à população quanto às penalidades que serão impostas a quem edificar ou promover qualquer melhoria em seus imóveis, enquanto não for aprovado o projeto urbanístico. No processo de regularização, o preço estipulado para os lotes, certamente e com justiça, será acrescido do valor correspondente à compensação pelos danos ambientais, haja vista tratar-se de loteamentos irregulares, sobre área de proteção de mananciais. Reconhecimento das propriedades rurais O foco da audiência pública era a regularização fundiária dos imóveis urbanos, entretanto, por uma feliz interferência do subsecretário de agricultura, Agnaldo Alves Pereira, que lembrou ao secretário de governo, José Humberto Pires da existência de propriedades rurais na região, que cumprem a função social da terra, produzindo alimentos e cuidando da preservação ambiental, mantendo baixa densidade populacional e resistindo à tentação decorrente da especulação imobiliária, atitudes que foram elogiadas pelo governador. Questão de justiça A população rural de Ponte Alta Norte acredita no senso de justiça do governador Arruda, esperando que ele determine que o projeto de regularização do setor inclua a parte considerada no PDOT como rural, definindo as poligonais, a fim de se estabelecer, com clareza, todas as divisas entre os setores urbano e rural, dando ao setor rural tratamento semelhante ao que está sendo dispensado ao setor urbano. Por questão de coerência, a parte que será regularizada como urbana deverá receber denominação distinta, uma vez que o nome Ponte Alta Norte foi instituído pela Lei674/94 para o núcleo rural, quando não se concebia parcelamentos do solo. É oportuno lembrar ao governador que as comunidades rurais vêm lutando em busca da regularização fundiária, desde a década de 80, com várias mobilizações, audiências públicas e seminários, sem receber o mesmo tratamento que vem sendo dado aos condomínios que, embora tendo origem em grilagens, ocupação desordenada do solo e degradação do meio ambiente, tudo ao arrepio da legislação, acabam recebendo apoio de parlamentares e agentes dos governos. (Contribuição do prof. Aquelino )