Comunicados e Boletins‎ > ‎2009‎ > ‎

Comunicado n. 22 - 30/05/2009

 

Tarde Dançante Especial das Mães: fizemos a nossa parte, será que a Comunidade fará a dela?

Distribuímos nas escolas e nas igrejas da região de Casa Grande e circunvizinhança, três mil Circulares n. 03, de 06 de maio de 2009, que noticiam o Seminário de Produtos Orgânicos e a Tarde Dançante Especial para as Mães. Esperamos, então, que a Comunidade atenda nossos convites e participe, no dia 24.05.09, no Centro Comunitário, das 14 às 18 horas, da TARDE DANÇANTE ESPECIAL DAS MÃES e, no dia 27.05.09, também, no Centro Comunitário e das 14 às 18 horas, do SEMINÁRIO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. Assim sendo, temos consciência de que fizemos a nossa parte e temos firme esperança que a Comunidade fará a parte dela: participando, ativamente das duas atividades. Com certeza, então, o Centroficará totalmente cheio. Em vista disto, estamos divulgando para conhecimento geral, QUEM FARÁ O QUE, na Tarde Dançante, pois, no Seminário, já está tudo planejado e divulgado, na Circular n. 3, que reproduzimos novamente neste Comunicado n. 19. Assim sendo, ninguém terá razões para dizer: QUE DE NADA SABIA. 
Quem estará liderando este evento? Osmilton, Aluisio, Lucas, líderes do Grupo São Francisco de evangelização.
Quem fará a divulgação do evento? O
s casais, Adriene e Luiz, Acilon e Marinalva, Dário e Adeilda.
Quem abrirar o Centro Comunitário? 
Aluisio
Quem ficará encarregado de arrumar o Centro Comunitário? 
Osmilton e filhas
Quem irá cuidar da portaria?Romilda e Dário
Quem irá distribuir as cartelas do bingo? 
Juliana e Fabiana
Quem ficará encarregado do bingo? Gregory e Argemiro
Quem irá cuidar da aquisição das bebidas? 
Romilda e Adriene
Quem irá cuidar da cozinha? 
Adriene, Edilene, Nilza, Adeilda, Margarida, Maria do Ivo, Rita.
Quem levará o som? 
Aluisio
Quem será o DJ? 
Lucas
Quem fará a conservação dos banheiros? 
Acilon e Marinalda
Quem animará o grupo para ninguém ficar parado? 
Maria Rodrigues
Quem deixará o Centro Comunitário limpinho no fim da Festa? Todo o Grupo São Francisco de Evangelização

(Contribuição do prof. Aníbal)

E a realidade como foi?

Foi maior do que esperávamos. A Comunidade fez também a sua parte: compareceu em peso; foram mais de quinhentas pessoas entre adultos e crianças; e veio para dançar. Apesar de não termos rapazes e moças dançarinos, o pessoal perdeu a inibição e foi para a pista, dançar. A velha guarda puxou todo mundo, Valdir e Aracy, Virgonaldo e dona Rosa, Dário e Adeilda, Acilon e Marinalva, fizeram os jovens corarem de vergonha, pois os deixaram todos no bolso pelo vigor que ainda têm. Acilon mostrou que está curado e está de volta para dar força o Grupo São Francisco de Evangelização que ele ama muito. Mães dançaram com filhos e filhas, como Dona Marinalva, Geni, Adriene; amigas com amiga, como Iara e uma amiga, cujo nome não me veio à mente; a criançada tirou o atraso: brincou, escorregou no chão encerrado, correu, extravasou suas energias.A dinâmica “mãe que leva filhos, ganha tantas cartelas quanto ao número de filhos presentes” deu certo; várias família passaram a tarde reunida, batendo papo, se confraternizando.; foi lindo e comovente. Tudo está documentado fotograficamente; pena que não temos espaços suficientes para publicá-las todas. Vamos apresentar apenas uma mostra aleatória. Bebidas e quitutes foram muito apreciados, faltou apenas cachorro quente, pipoca, e algodão doce para a criançada que era numerosa, aproximadamente quarenta por cento. Jacinto e Rosangela não foram desta vez, mas Jacinto foi profeta quando disse: “A Tarde Dançante veio para ficar” E, muitas pessoas que foram pela primeira vez afirmaram: não irão faltar mais nunca como a avó da Cíntia, dona Odalga. (Contribuição do prof. Aníbal)

Apresentação da Quadrilha

Foi, também, um ponto alto da festa, apesar do elenco estar apenas pela metade e ter sido pego praticamente a laço, na última hora, a  presentação agradou muito. A Comunidade ficou, realmente, orgulhosa e ufana de ter na Liga Brasiliense de Quadrilhas, representante da área rural e este ser do Núcleo Casa Grande/Ponte Alta Norte e ter ensaiado, aqui no nosso Centro Comunitário às sextas-feiras, pela madrugada a dentro e aos domingos, à tardizinha. Queremos, então, nas pessoas do Davi e do Odair, agradecer e elogiar a todos demais membros da Quadrilha, desejando-lhes sucesso nas disputadas competições da Liga.

O bingo eletrônico foi o máximo

Foi outro ponto alto da Tarde Dançante Especial das Mães, não tanto pelo valor dos prêmios (um jogo de prato, doação de dona Lina, mãe do Gregory e quinhentos reais, do Grupo São Francisco de Evangelização) mas sobretudo pela apresentação eletrônica comandada pelo Gregory. É um artista, no verdadeiro sentido da palavra; faz o seu trabalho técnico e junto, naturalmente, transmite informações relevantes, alegria contagiante e muita descontração. Pela primeira vez tudo o que passava no salão era transmitido a uma televisão de plasma e ao visor de um computador. Parecia até uma transmissão da Globo. Um muito obrigado ao Gregory e a sua namorada, e gostaríamos que de agora, para frente, eles estivessem conosco, todos os quartos domingos do mês. Obrigado, Gregory! Somos seus fãs. (Contribuição do prof. Aníbal)

Resultado do bingo

O jogo de pratos foi ganho pelo Igor (foto) e os quinhentos reais tiveram dois ganhadores: Tiago Lucena Santos Marcos Rodrigues da Silva(foto). Em vez de decisão pela pedra maior, a própria comunidade pediu que o prêmio fosse dividido e os dois jovens aceitaram a sugestão. Assim sendo, Tiago Lucena Santos, ficou com cheque da Credibrasília n. 001492 e Marcos Rodrigues da Silva com o outro cheque da credibrasília n. 001493 , de 250,00 cada. (Contribuição do prof. Aníbal)

E o trabalho do DJ Lucas agradou?

É claro que o Lucas ainda não é um profissional, não tem as técnicas e o traquejo de um profissional, mas agradou; tanto que quase todo mundo se sentiu atraído para dançar. Assim sendo, aconselhamos-lhe a fazer um curso o mais rápido possível para poder dominar a arte com sucesso. Jeito e pendor não lhes faltam, falta-lhe apenas um aprendizado com os mestres. (Contribuição do prof. Aníbal)

Seminário de Alimentação Orgânica

Aconteceu, no dia 27.05.09, em Casa Grande, das 14 às 18h30mm. Não decepcionamos as expectativas do Dr. Moacyr Pereira, embora, nós, pessoalmente, tenhamos ficados decepcionados, pois, distribuímos mais de três mil folders coloridos, em igrejas, escolas e em reuniões; preparamos  ara receber umas cem pessoas, vieram cerca de cinqüenta. Valeu! A jornalista do SEBRAE, Mara Monteiro, (8157-7353) se comprometeu a fazer a matéria alusiva ao evento. Como no momento de fechar o Comunicado, 12 horas, nada tinha chegado, iremos apresentar apenas as fotos, deixando o conteúdo, para o Comunicado n. 23, do próximo sábado, dia 06.06.09, se ela nos passar a matéria. Queremos, no entanto, aqui, agradecer ao Dr. Moacyr e a todos os parceiros o ter escolhido Casa Grande para sediá-lo e assumir o desafio de fazer aqui um Centro de Excelência em Produção de Alimentos Orgânicos.

Vamos salvar a nossa história?

O fato anterior do sumiço do Boletim Informativo n. 1 – Ano XXVII – Janeiro e Fevereiro de 2008, é um aviso muito importante e sério para todos nós: não encadernamos os Comunicados que, há seis anos editamos, semanalmente, aos sábados, onde está contada toda a história de Casa Grande, dos seis últimos anos. Assim sendo quem tiver estas coleções pediríamos a doação para que salvemos enquanto é tempo, esta documentação tão importante para nossa história. Casa Grande é o único núcleo rural, no Distrito Federal, que tem sua historia escrita. Vamos, então, preservála e guardá-la para nossas futuras gerações? Quem quiser colaborar, é só telefonar para a Cíntia, na Associação, (3404-0019) ou deixar tudo com ela.

(Contribuição do prof. Aníbal

Reunião de junho do Grupo São Francisco de Evangelização

Não será, como de costume, no dia 06.06.09, em virtude do Centro está alugado, mas no dia 13.06.09, sábado, logo após a Missa, no Centro Comunitário, das 19 às 22 horas, com a mesma dinâmica de sempre: arrumação do salão por aqueles que forem chegando por primeiro, orações iniciais, palestra da professora Nazaré sobre a Bíblia (ninguém, portanto poderá esquecer de levar a própria Bíblia) palestra do Dr. Arlindo Kunzler, sobre “vivência humana e cristã”, gestão administrativa do Grupo (planejamento do recolhimento das contribuições: sugestão do Manoel, o motorista), sorteios em prêmio e dinheiro, oração final, distribuição de fichas de presenças (aqueles que trouxerem a própria Bíblia ganharão dois tíquetes de presença, em vezde um) e, por fim, lanche comunitário (cada um leva um quitute e saboreia de todos). Lembremos que o Grupo São Francisco é um grupo de Evangelização e ninguém poderá evangelizar se não for evangelizado (ninguém dá o que não tem, diz o provérbio popular) Assim sendo, a presença à reunião é muito importante, ao menos pelas quatro razões abaixo: 1) E o momento do grupo se conhecer mais e melhor, se confraternizar e, sobretudo, estreitar ainda mais os laços e a realidade de “grupo”, família, comunidade: grupo unido nunca será vencido. 2) É o momento de o Grupo aprender para poder ensinar (a gente só consegue dar o que tem, só pode informar o que a gente conhece direitinho) 3) É uma oportunidade fácil de se ganhar um trocadinhos extra para se gastar no domingo; 4) É uma maneira concreta de se preparar paulatinamente para participar do Bazar de Dezembro e ter, naquele dia, bons resultados e satisfação, guardando mais fichas de presença, agora. (Contribuição do prof. Aníbal)

Domingo de Lazer de junho do Grupo São Francisco de Evangelização

Será como sempre, no primeiro domingo do mês, dia 07.06.09, mas, em razão do tempo frio e de um pedido expresso do grupo, não será das 08h30min até às 13 horas, mas das 13 (uma hora da tarde) até às 17 (cinco horas). Todos estão convidados: crianças e jovens do Grupo São Francisco de Evangelização, do Catecismo e da Escola, seus pais e professores. A infra-estrutura da chácara estará à disposição de quem lá for: piscina, vôlei, futebol, peteca, pula-pula, bicicletas das meninas, espreguiçadeira para banho ao sol; haverá distribuição de pipoca, algodão doce, crepe, cachorro quente, frutas, chocolate quente e refrigerantes. Neste domingo haverá, pela primeira vez, CAMPEONATOS DE DOMINÓ e de DAMA, com ótimos prêmios para os campeões finais. Há, porém, necessidade de inscrição prévia que poderá ser feita com a Cíntia, na Secretaria da Associação ou pelo fone 3404- 0019, no horário comercial. De posse dos candidatos interessados, Cíntia colocará os nomes deles num papel e fará, no domingo, às 9 horas, na frente de todos, o sorteio das duplas. Para o dia 7, porém, só poderão se inscrever para disputar, 40 pessoas, portanto, dez duplas para o DOMINÓ e 10 duplas para a DAMA. Como a Dione está com o braço quebrado, mas mesmo assim gosta de ser útil e fazer alguma coisa, ficará como juíza. Lembremos que ela é advogada e muito atuante. (Contribuição do prof. Aníbal)

PARQUE RECREATIVO

No último sábado, dia 23 de maio, a Equipe Gestora da Escola Classe Casa Grande, inaugurou o novo PARQUE RECREATIVO. Numa festa maravilhosa, com a presença do Ilustríssimo Secretário de Educação do DF, José Luiz da Silva Valente, os alunos e toda a comunidade foram presenteados com um PARQUINHO ecologicamente correto (fabricado com madeira de reflorestamento) e cheio de novidades para todos. Essa nauguração é um sonho dos estudantes e moradores de Casa Grande, que foi realizado com muito esforço e colaboração de todos. Mais uma vez a escola teve o apoio da Associação Comunitária, com a presença e o discurso marcantes do Sr. Aníbal além de pipoca e algodão doce preparados com as máquinas da Associação para toda a criançada. Com certeza esse PARQUE RECREATIVO fará a diferença nas vidas de nossos alunos, contribuindo em seus desenvolvimentos motor, social e cognitivo.

Inauguração do Parquinho de brinquedo da Escola

A inauguração do Parquinho da Escola deu-se no dia 23.05.09. Estivemos presentes, pois, a escola é a menina dos nossos olhos; foi o primeiro dos nossos seis projetos do movimento comunitário, social, educativo, ambiental, esportivo, cultural e religioso que deu certo e está em plena pujança. A escola foi feita em 68 mutirões de fins de semana, nos anos de 80 a 84 e inúmeras turmas, do I e do II Grau já aqui se formaram. Ano passado, o Governo tentou fechar alguns cursos. A comunidade se uniu e no dia 9 de fevereiro fez uma audiência pública com a cúpula da Secretaria de Educação e com o Ministério Público e conseguimos reverter a portaria editada. Em outubro de 2008, escrevemos ao Secretário, cobrando tudo o que ele havia prometido, naquela audiência pública. Nem resposta recebemos até hoje. Tudo isto falamos ao Secretário e novamente, no dia 28.05.09, protocolamos a carta n. 22-2009 sob o REGPTB 065171/2009 e entregamo-la ao Assessor Especial, José ANDRADE do Nascimento, para entregá-la, em mãos, ao Secretário. Para documentar tudo, publicamo-las aqui. A festa foi muito boa e a Direção da Escola, na pessoa do seu Diretor, prof. Edgar está de parabéns e nós ufanos vendo nosso primeiro projeto em tamanha pujança e evidência. (Contribuição do Prof. Aníbal)

Pimenta orgânica

Após a reunião da Escola, passamos, no dia 18.05.09, na chácara São Francisco de Assis, do companheiro Hélio Rezende. O que nos levou lá foi o fato da proximidade do Seminário de Alimentação Orgânica que acontecerá em Casa Grande, no dia 27.05.09, das 14 às 18 horas a chácara do Hélio estar se tornando produtora de alimentação orgânica, com pimenta, mandioca, e banana. Sr. Luiz que toma conta de tudo, diz que optou pela pimenta porque da pimenta não se perde, tudo conserva e se transforma. São várias as qualidades de pimenta que ali estão sendo plantadas: malagueta, dedo de moça, cumari, cayena, murupi, pimenta de cheiro, pimenta de bode, biquinho e muitas outras. Dando esta noticia queremos parabenizar na pessoa do Sr. Luiz (9963-6961), o nosso companheiro Hélio Rezende que está sendo precursor daquilo que pretendemos ser depois do seminário do dia 27 de maio: um Centro de Excelência em Produção de Alimentos Orgânicos. As fotos que tiramos comprovam a experiência de que a produção de alimentos orgânicos é a tendência do mundo; e quem não correr atrás ficará para trás mesmo. Assim sendo, ao menos por  curiosidade, todo as pessoas que moram em Casa Grande não deveriam perder esta chance de ir ouvir coisas novas que podem abri caminhos para muitos mudar de vida e ganhar muito dinheiro e gerar muito emprego. Parabéns, portanto, o Hélio Rezende e o Senhor Luiz e, no seminário compartilham com todos as experiências obtidas. (Contribuição do prof. Aníbal)

Mel Orgânico

Esta circulando pela internet as vantagens do consumo do mel puro orgânico como antídoto a muitas doenças, inclusive a velhice. Esta é a razão de colocarmos aqui, ao ensejo do Seminário de Alimentação Orgânica no dia 27 este mel puro de abelha que é fabricado pelo Apiário Padre Leandro da Agrícola Salesiana de Silvania Goiás.. Telefone: 62 – 3332-1261. (Contribuição do prof. Aníbal)

Você sabia que em Casa Grande há um produtor de pimentas orgânicas?

No próximo Comunicado, iremos fazer, em preparação ao Seminário de Alimentos Orgânicos, uma reportagem completa sobre este produto, como prova e contribuição que temos possibilidade de transformar Casa Grande num Centro de Excelência de Produção de Alimentos Orgânicos. Aguardem, porque vai ser uma reportagem que vem encaixar direitinho na filosofia que queremos implantar em Casa Grande;

(Contribuição do prof. Aníbal)

Procuram-se dois Boletins Informativos para entregar à autoridades

No dia 09 de fevereiro de 2008, quando a Secretaria de Educação baixou uma Portaria fechando o Ensino Fundamental e o EJA de Casa Grande, a comunidade não aceitou e, fizemos, liderados pela Associação, uma audiência Pública, com inúmeras autoridades, inclusive com a procuradora do Ministério Público do Distrito Federal Dra. Ana Luiza Rivera; A Associação fez, então o Boletim Informativo N.1 – Ano XXVII – Janeiro e fevereiro de 2008, que se esgotou, logo. O Ministério Público e a Secretaria estão precisando deste Boletim e não temos nenhum, nem o do arquivo. Assim sendo, se alguém da Comunidade o tiver, pedimos que nos empreste para podermos tirar cópia e endereça-los àquelas autoridades. Isto, porém, tem que ser rápido e deverá deixá-lo na Secretaria da Associação, com a Cíntia, no horário comercial.

(Contribuição do prof. Aníbal)

 FAPE-DF terá sede nova

A Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, FAPE-DF e os dez Sindicatos Filiados estão se mudando, provisoriamente, por dois anos, para o SIA - Trecho 2. Durante esse período será construído um belo edifício no terreno da SEPS 709/909, em condomínio formado entre a FAPE-DF, Sindicato Rural, SENAR-AR-DF, CREDIBRASÌLIA, SINDIGENEROS, AGE e Ulisses Oto. Segundo o Presidente da FAPE-DF, Renato Simplíssimo, a nova sede da Entidade será confortável, bela e digna do Produtor Rural do DF. Adiantou ainda que a nova sede irá abrigar todos os Sindicatos representados, as Cooperativas, além das matrizes dos Órgãos partícipes do condomínio. O Presidente Renato disse ainda que é intenção da construtora vender escritórios de negócios, no mesmo prédio, à pessoas ligadas aos agronegócio, pois ai ficará um edifício ligado ao empreendedorismo rural. A inauguração da nova construção está prevista para o mês de julho de 2011. Até essa data, os usuários dos serviços  restados pela FAPE-DF, bem como os associados dos Sindicatos do Sistema, deverão se dirigir para a sede provisória, localizada no SIA - Trecho 2 - Lote 1620 - (antigo prédio do Sebraezinho), telefone 3242.9600. (Contribuição do Dr. Mansueto Lunardi, da FAPE)

Reunião da Cooperativa Brasil Cerrado

Foi na chácara do Bomfim, atrás do Posto Belo, no dia 23.05.09, a partir das quatorze horas. A finalidade era ativar, na cooperativa, a produção e carne e de ovos de codornas. Presentes apenas quinze membros, mas ficou decidido que o dia 6 de junho será o dia escolhido pelo grupo para dar início à criação de codorna para abate. O grupo visitou, então, o galpão que está prontinho para iniciar a atividade. No final, o prof. Aníbal fez um convite para participação do Seminário de Alimentos Orgânicos que acontecerá em Casa Grande, no dia 27 de maio, das 14 às 18 horas.(Contribuição do prof. Aníbal)

Planejamento da Escola

No início do mês, o professor Marcelo Capucci (3901-8328), Supervisor Pedagógico da Escola Classe Casa Grande, nos telefonou solicitando para o dia 18.05.09, às 08h30min, uma reunião conjunta nossa com a Equipe Diretora. Como a escola foi sempre a menina dos nossos olhos, razão de sempre brigarmos com o Senador Cristóvam Buarque, defendendo que o slogan Escola em primeiro lugar” é propriedade de Casa Grande e não dele, aceitamos o convite. A reunião aconteceu, não às oito horas, mas às 09h30min, do dia 18.05.09. Presentes o professor Marcelo Capucci, a professora Adriana, vice-diretora, e uma terceira professora, cujo nome, não anotei, na hora. A finalidade da reunião era iscutirmos uma proposta de dar-nos as mãos e, juntos, programamos algumas atividades conjuntas para o segundo semestre. Aceitamos de imediato o convite e ficou acertada, nossa participação nas festas juninas, nas comemorações ambientais, no sete de setembro, e, sobretudo, na emana da criança, em outubro e em outras atividades a serem depois definidas. Ficamos satisfeitíssimos com a decisão da Direção da Escola, pois, sempre defendemos a tese que “o que interessa é Casa Grande estar na crista da onda”, não importando que o fato venha da Associação, da scola ou da Igreja ou de quem quer que seja. Assim sendo, nosso Grupo São Francisco de Evangelização virá somar, também, com a nossa Escola. (Contribuição do prof. Aníbal) Vamos todos assumirmos um compromisso de não deixar comunicados amontoados em nenhum lugar? Andando pelo comercio, pela escola, Posto de Saúde e indústria, encontramos um fato que nos deixou muito triste e magoado. Todos recebem os Comunicados, mas em vez de colocar em locais fáceis dos usuários achá-lo e pegá-lo, escondem-nos. Lá eles ficam apenas pegando poeira. Gastar tanto dinheiro e vê-lo assim desperdiçado é uma lástima. Minha gente, os Comunicados divulgam Casa Grande e quem sai ganhando com isto somos todos nós. Temos ou não temos ufania de pertencer à Comunidade de Casa Grande? O único lugar, no Distrito Federal, onde a Comunidade e as pessoas são informadas de tudo o que acontece na semana; Enquanto pessoas de fora ficam doidas atrás dos Comunicados, nós de Casa Grande, às vezes, nem o foliarmos para ver as fotos. Assim sendo, onde ficar Comunicado dando sopa, iremos suspender lá sua distribuição. (Contribuição do prof. Aníbal)


Comments