Comunicados e Boletins‎ > ‎2007‎ > ‎

Boletim 2007 n. 01

I Encontro dos produtores e processadores de leite do DF

I Encontro dos produtores e processadores de leite do DF e entorno.

Será no dia 26.05.07, das 8 às 14 horas, seguindo-se depois churrasco e chope para todos os presentes. A promoção é de Laticínios Araguaia, mas terá o apoio da Emater, da Administração do Recanto das Emas, da FTB, da UnB, da Uniplac, do BRB, do Banco do Brasil, e também, da Associação de Casa Grande. O encontro constará de palestras técnicas, incluindo, entre outros assuntos:crédito rural, Normativa 51, Administração de Estâncias Leiteira, proferidas por especialistas do Ministério da Agricultura, Faculdade da Terra, da Emater e do Banco do Brasil. Haverá vários stands das entidades apoiadoras e de produtores, também. A parte técnica-educativa-informativa terminará às 13 horas, seguindo churrasco e chope para todos os participantes. Para maiores informações, contactar o Dr. Cláudio, dos Laticínios Araguaia pelos fones: 3500-0262 e 9962-1103. Queremos, através do nosso Comunicado, convidar todos os interessados a participarem, pois estaremos lá também para fazer a cobertura jornalística para o nosso SITE de Casa Grande onde a informação já se encontra.

 



Açoes do Presidente

 

. Acompanhado pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento Wilmar Luis, O Presidente da Associação Jairo Moreira faz a entrega de ofícios, contendo as reivindicações da comunidade, em diversos órgãos do poder público entre eles: Secretaria de Esportes, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança, Secretaria de Obras,Secretaria de transportes.

. Reunião com a Administradora do Recanto das Emas Terezinha Rodrigues de Almeida.

. Reunião com A Administradora de Santa Maria Lurdinha Roriz, na qual se tratou de assuntos referente a área rural.

. Reunião com o Secretário de Agricultura, com a representação dos Conselhos de Desenvolvimento Rural para entrega de reivindicações de toda área rural do DF.

. Reunião com o Secretário de Esportes André Felipe.

. Almoço com o Secretário de Agricultura Wilmar Luis, tratando de assuntos referentes à Casa Grande.

. Reunião Geral com os Conselhos de Desenvolvimento Rural do DF.

. Reunião com o Conselho de Desenvolvimento Rural do Gama na qual foi formada uma comissão que irá organizar os trabalhos realizados pelos tratores da Secretaria de Agricultura no ano de 2007 na região rural do Gama.


. Assembléia Extraordinária para mudança no Estatuto da Associação.

. Foram enviados aos órgãos públicos 75 ofícios contendo as reivindicações da comunidade.




VIOLÊNCIA, UM MAL QUE NOS AMEAÇA


A violência tem sido alvo de conversas, de reportagens, de seminários, de aulas... É Violência contra a vida humana de todas as formas: no trânsito, na família, na sociedade em geral. 
Diante de tudo vêm as indagações: De quem é a culpa? O que fazer para conter a violência? 
Muitos acham culpados em toda parte, e, um deles, é o governo. Na opinião de muita gente, o governo é culpado por todas as mazelas que a sociedade sofre. É muito fácil colocar a culpa nos outros. Fazer uma reflexão e avaliar se também não é culpado, é difícil. Ninguém quer ser responsável por coisas ruins. 
Recentemente, uma reportagem na TV, mostrou uma entrevista a respeito de um acidente no trânsito. Assistimos, mais uma vez, a culpa ser colocada no governo, com referência a falta de sinalização na via. Aqui vão algumas indagações: Você acha mesmo que a sinalização iria evitar o mau comportamento de um indivíduo? Se não há respeito pela vida humana, como se respeitará sinais de trânsito? O que precisa ser mudado é a consciência do homem. Ninguém nasce mal, o que acontece com o ser humano para chegar a perder o senso do dever, o amor a si e ao próximo, é o que precisa ser avaliado. Qualquer pessoa precisa primeiramente ser conscientizada antes de qualquer forma de repressão. 
A televisão tem mostrado em sua programação, principalmente em filmes,cenas de extrema violência. E a juventude sente-se atraída por esse tipo de programa. São os preferidos dos jovens e até dos adultos.
A educação brasileira precisa atingir seus fins. Estamos cansados de constatar o fracasso que é a aplicação da repreensão pura e simples. O jovem precisa ser ajudado a tomar e a cumprir suas decisões. É preciso ensiná-los a como lidar com criticas sem se sentirem agredidos, a fazerem a melhor opção em suas escolhas.
As atitudes e o comportamento do ser humano modificam-se no decorrer de sua vida. A escola é o meio onde é sempre possível o aperfeiçoamento das atitudes e comportamentos do homem, colocando o professor numa posição de grande responsabilidade.
Enfim, a violência é um mal que nos assusta e ameaça a todo instante e em todo lugar. Somente uma educação de qualidade, poderá cumprir seus fins e objetivos, transformando o pensar e o agir do ser humano.


O Governador José Roberto Arruda, age 
em defesa dos bens públicos


Muitos entendem o ato de governar, outros não. Mal o governador tomou posse começaram as cobranças, as críticas, os comentários indevidos. Tudo próprio de quem não entende as peculiaridades de tão difícil tarefa. 
Sabemos que determinadas providências necessitam de urgência e outras podem esperar. Há problemas que aos poucos vão sendo resolvidos. A complexidade dos problemas sociais demanda um tempo em suas soluções. 
Algumas ações do Governo, apesar de impopulares, foram necessárias. O corte de gastos é feito na nossa própria casa quando as despesas são maiores que as receitas. Se não houver um equilíbrio nessas contas à tendência é a situação piorar a cada dia, isso explicando de uma maneira simples. 
Precisamos entender também que a população estar tão cansada de buscar soluções que às vezes ver na renovação de um Governo a realização de seus sonhos mais antigos, levando essas pessoas até ao desespero e a incapacidade de esperar.
Com certeza, veremos uma transformação no Distrito Federal. A volta do programa PAZ NO TRÂNSITO, já é uma vitória para todos nós. A violência no trânsito tem tirado a paz e a tranqüilidade de muitas pessoas. E é somente através de um Governo comprometido com a educação e a informação da população que iremos transformar e fazer o homem compreender os conceitos relativos à sociedade humana, para que possa desenvolver suas qualidades morais. Se for necessária a intervenção governamental, que seja. O respeito pela vida deve ser cultivado. Isso é renovar e transformar!


ÁGUA UM BEM DE TODOS E PARA TODOS

 

É fácil descobrir se você é racional na hora de usar a água. Faça o teste abaixo. Depois é só ver as respostas e contar seus pontos.

Vamos lá....
1) Você lava o carro com:
a. uma mangueira
b. um balde
2) Você limpa a calçada com:
a. uma vassoura
b. um esguicho
3) Você rega as plantas com:
a. um balde ou regador, de manhãzinha ou à noite
b. uma mangueira, sempre que elas parecem meio murchas
4) Quando escova os dentes ou faz a barba você:
a. deixa a água escorrendo o tempo todo
b. fecha a torneira enquanto passa o creme de barbear ou escova os dentes
5) Lavando a roupa você:
a. deixa a roupa suja acumular e lava tudo de uma só vez
b. lava aos poucos, sempre que percebe que uma peça está suja
6) Para lavar os pratos você:
a. abre bem a torneira para limpar os restos de comida; depois, fecha meia volta enquanto ensaboa e enxágua os pratos
b. tira os restos de comida com uma escova; deixa a torneira fechada enquanto ensaboa os pratos e só abre de novo na hora de enxaguar
7) Usando o vaso sanitário você:
a. nunca usa o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro
b. joga toda a sujeira que pode no vaso sanitário, inclusive papéis e pontas de cigarro
8) Na hora do banho você:
a. orienta as crianças a seguirem seu exemplo e tomarem banho o mais rapidamente possível
b. deixa as crianças brincarem bastante no chuveiro durante o banho
9) Quando há um pequeno vazamento na sua casa você:
a. espera a coisa arrebentar de vez para chamar o encanador
b. chama logo o encanador
10) Quando vê um vazamento na rua você:
a. não faz nada, porque acha que não tem nada a ver com isso
b. liga gratuitamente para 196 e avisa a CAESB o quanto antes

Agora conte seus pontos:




1) a. 0 b.12) a.1 b.03) a.1 b.04) a.0 b.15) a.1 b.0
6) a.0 b.17) a.1 b.08) a.1 b.09) a.0 b.110) a.0 b.1


Veja agora o resultado!


De 9 a 10 pontos:
Parabéns! Poupar água é esbanjar inteligência. Continue usando a água de forma racional e colaborando contra o desperdício!
De 6 a 8 pontos:
Você está no bom caminho, mas ainda não chegou lá. Que tal ser um pouquinho mais racional e pensar sempre duas vezes antes de abrir a torneira? Faça a sua parte no combate ao desperdício, lendo as explicações abaixo!
De 5 a 0 pontos:
Que pena! Você vem usando a água de forma totalmente abusiva e com desperdício... Mas não desanime. Ainda há tempo! Comece hoje mesmo a usar a água mais racionalmente. Afinal não custa nada evitar gastos excessivos e desnecessários. Mas pode custar muito ficar sem água! (Fonte: Universidade da água)



Notificação da Belacap


No dia 14 de fevereiro às 09h30, a Associação recebeu uma notificação preliminar, da BELACAP, pedindo providências para que seja consertado ou retirado, no prazo de 10 dias úteis, o container de lixo que se encontra na Avenida Principal.
Informamos aos moradores que fazem uso deste container que ele será retirado, pois o conserto, no momento, não poderá ser feito.
A coleta de lixo continua sendo feita às segundas, quartas e sextas-feiras. Pedimos, mais uma vez, a colaboração da comunidade para que procure colocar o lixo somente nestes dias e até às 15h00.



Igreja São Francisco de Assis

O início da catequese será no dia 10 de março. Com turmas: Sementinha, Pré-eucaristia, Eucaristia, Perseverança, Crisma e Adultos.
A catequese é composta, atualmente, de 12 catequistas.
“A catequese apresenta o evangelho que paulatinamente vai sendo compreendido e acolhido como algo capaz de dar um sentido à vida e, por isso, de inspirar atitudes de outra forma inexplicáveis, por exemplo: renúncia, desapego, mansidão, justiça e fidelidade aos compromissos. Desde a primeira infância até o limiar da maturidade, a catequese torna-se, pois, uma escola permanente da fé e segue as grandes linhas da vida, como um farol que iluminará o caminho da criança, do adolescente e do jovem.”
Membros novos vieram compor conosco: Marcos, Vanessa e Wanderson.
As aulas serão ministradas aos sábados às 15h, encerrando-se com a missa.
Para esclarecimentos e inscrições procurem os catequistas. 





Passeio e Iluminação da Avenida Principal – uma questão de segurança

 

Durante 15 anos a comunidade de Casa Grande pediu a iluminação da Avenida Principal. Tivemos a Alegria de no ano de 2006, inaugurarmos, com a presença da então Governadora Maria Abadia, a esperada e almejada obra. 
A iluminação fez uma grande diferença para todos nós, moradores ou não. É um fato inegável. Recebemos uma obra de grande valor. A segurança dos pedestres foi o que de mais significante aconteceu em Casa Grande.
Não fosse o vandalismo daqueles descompromissados com uma sociedade do bem estaríamos até hoje com a iluminação que nos foi entregue, sem defeitos e sem problemas. Mas, infelizmente, os cabos de energia foram roubados e estamos, em função deste ocorrido, com diversas lâmpadas apagadas. Tanto tempo de luta, e o inimigo do alheio vem e se acha no direito de retirar o sonho e a realidade de uma comunidade que tanto se interessa, se empolga e vibra com os acontecimentos referentes ao seu mundo.
Temos uma nova batalha pela frente: recuperar o que conseguimos. É triste saber que o próprio homem destrói, sem a menor razão de ser, desequilibrando e alterando o bem estar de uma comunidade. Se fosse um fator natural, não nos causaria tanta insatisfação, que não é somente pelo fato de estamos sem “luz” e sim pela constatação de ver a falta de amor à ordem, aos interesses humanitários e sociais, a falta de objetivos, o desamor à justiça e a paz.
Diante deste desagrado, ainda teremos que conseguir o passeio na avenida principal, por questões de segurança, pois esta é nossa principal preocupação. 
É difícil a boa convivência, em uma sociedade onde o homem não faz a sua parte. Lembremos que: O maior dos homens deixou escrito: “Faz a tua parte que te ajudarei”




Homenagem e Quaresma


Homenagem

A APNRCG, parabeniza e cumprimenta a professora Cida Cury, atual Diretora da Regional de Ensino do Gama, a qual deseja sucesso em seus trabalhos e se coloca à disposição para quaisquer formas de colaboração em seus propósitos como uma entidade que anseia, procura e apóia todas as ações em prol de nossa comunidade.

Quaresma – Tempo de Conversão

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas (21 de fevereiro) e termina no Domingo de Ramos (31 de março). Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.



Ata da Reunião Ordinária da Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande, em 02 de janeiro de 2007, no Centro Comunitário Aníbal Rodrigues Coelho


Às 20h:00min. o Presidente Jairo Moreira Pinto declarou aberta a reunião. Com os presentes, pediu a Deus, em oração, Luz e Inspiração para que os nossos trabalhos sejam proveitosos e que possam ter sempre em perspectiva o bem da coletividade, destinatária e a quem dever servir o pouco ou muito que o nosso trabalho seja capaz de produzir. Na seqüência o Presidente Jairo discorreu sobre os seguintes temas: 1) Balancetes: a Tesouraria apresentará para divulgação; 2) Roda de Viola: informou que em reunião com o empresário dos violeiros ficou resolvido que devemos aguardar pelo menos até segunda-feira que o Governo defina quem vai ser o Secretário de Cultura para ver se com o programa de incentivo à cultura poderá contribuir para a realização do evento; 3) Corrida Rural: lembrou que já é tempo de providenciar as ações para viabilizar a realização da corrida rural que integra o calendário de eventos oficiais do Governo do Distrito Federal; 4) Estatutos da Associação: promover alteração para incluir nele além da previsão de promover, a de realizar eventos esportivos, com o que poderia a Associação pleitear ajuda governamental para a realização da corrida rural. Em seguida o Professor Aníbal Rodrigues Coelho, integrante da Diretoria Técnica informou que o Diário Oficial do Distrito Federal, edição do dia 1º/01/2007, publicou a extinção das Subadministrações, inclusive a de Casa Grande. Avalia que houve retrocesso porque considera que a Subadministração, representando o Governo na recepção das demandas da comunidade, contribuiu muito para as realizações da associação. Lembrou ainda que com a extinção da Subadministração a Associação poderá ocupar espaço na realização dos eventos festivos. Com a palabvra o Diretor de Esportes José Gonçalves desejou que o ano de 2007 seja promissor para todos, no que foi seguido pelos componentes da Mesa. Em seguida referiu-se à proclamada necessidade de agendamento para utilização da quadra de esportes, alertando que não vai funcionar se não tiver um controle efetivo, sem o que sente que vai haver dificuldade na implementação dessa orientação e do formulário de agendamento. O Presidente Jairo externou o entendimento de que é preciso iniciar, informando por meio de divulgação afixada nos comércios sobre a nova orientação. As questões que surgirem serão resolvidas pela Diretoria. O Presidente Jairo lembrou ainda a necessidade de se renovar pleito para a instalação em Casa Grande do Posto de Saúde em sede definitiva; para a construção de passeio ao longo da pista principal e para a edificação de três salas de aula destinadas ao atendimento da demanda crescente de alunos na Escola Classe desta Comunidade. A reunião foi encerrada às 22h:15min., do que eu..........................................................(Francisco Ribeiro de Oliveira), 1º Secretário, lavrei esta Ata que vai assinada também pelo Sr. Presidente da Associação.

Jairo Moreira Pinto
Presidente


Ata da Reunião Ordinária da Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande, em 06 de fevereiro de 2007, no Centro Comunitário Aníbal Rodrigues Coelho.


Às 20h:00min. o Presidente Jairo Moreira Pinto declarou aberta a reunião. Com os presentes, pediu a Deus, em oração, proteção para os nossos trabalhos. Em seguida passou a palavra ao Tesoureiro Osvaldo que apresentou a prestação de contas. Antes informou que não tem conseguido obter, em tempo hábil, junto à CEF, as informações de que necessita para a atualização dos dados contábeis. A dificuldade está na obtenção de senha que o habilita e acessar a conta via Rede Mundial de Computadores. A Mesa deliberou que serão adotadas providências para solucionar o acesso do Tesoureiro às informações de que precisa e que os balancetes apresentados serão encaminhados ao Conselho Fiscal. O Sr. Tesoureiro solicitou que a Secretaria da Associação providenciasse a extração de cópias da documentação e que dela fosse elaborado um rol para facilitar os trabalhos do Conselho Fiscal. O Sr. Diretor de Esportes José Gonçalves informou que os trabalhos estão sendo realizados mas por vezes as dificuldades são tantas que apontam para o desânimo. É necessário um constante esforço de reafirmação dos compromissos, sob pena de ver o fracasso dos ideais que impulsionam a vontade de realizar algum trabalho em prol da comunidade na qual se considera incluído. No momento aguarda que as chuvas diminuam para que a Diretoria de Esportes possa realizar trabalhos de correção do gramado. A Sra. Conselheira Fiscal Maria Antônia registrou que o Conselho aguarda o recebimento dos balancetes para análise. A Sra. Romilda, da Comissão de Segurança informou que continua integrando a referida Comissão mas quem está à frente dos trabalhos é o Sr. José Leal. Faz algum tempo que não tem freqüentado as reuniões internas ou externas por razões conhecidas referentes a trabalho profissional. Mas, reforça, a Comissão continua atuante. O Presidente Jairo propôs convidar o Sr. José Leal para participar das nossas reuniões. Sobre a segurança foi feita uma abordagem geral a respeito de dificuldades no atendimento de chamadas e solicitações de presença da viatura. Em decorrência a Mesa aprovou proposta para que a Diretoria providenciasse a formalização de convite ao Comando para uma reunião de trabalhos a respeito de segurança. Retomando a palavra o Presidente Jairo tratou dos seguintes assuntos: 1) informou que entregou pessoalmente ao Secretário de Esportes correspondência solicitando apoio financeiro para a realização da Corrida Rural. Resta aguardar a tramitação do pleito e a solução que a ele será dada. Sem acomodação. É claro que o pleito será acompanhado e defendido nas instâncias adequadas. 2) Sobre a Roda de Viola fez a distribuição aos Diretores de convites para serem vendidos, solicitando empenho para que não sejam devolvidos e almejando sucesso nas vendas dos convites como prenúncio do sucesso também da festa. 3) A respeito dos contatos com o Governo informou que foram entregues até agora 77 correspondências de reivindicações ao Governo, sendo 13 delas neste ano. 4) Ações de Governo - Antes se desenvolviam por meio da Subadministração mas, estamos “correndo atrás”, conforme a nova estrutura Governamental, na busca de continuar levando às autoridades e aos Poder Públicos os nossos pleitos. 5) Sobre o pagamentos das anuidades os Presidente fez enfática solicitação no sentido de que precisamos motivar o pagamento das anuidades. A nossa Associação não terá como continuar defendendo os pleitos da comunidade, seja no cumprimentos dos deveres legais e estatutários, seja naqueles inerentes às necessidades do dia como a conservação das estradas, da segurança e das diversas reivindicações, se não tiver o mínimo apoio da própria comunidade na forma de anuidades, além é claro do engajamento pessoal de cada um de nós. 6) Banda Larga - O Presidente Jairo consultou a Mesa sobre a viabilidade de solicitar à Brasiltelecom a instalação de banda larga para melhorar o acesso à Internet na Secretaria da Associação. A medida viria melhorar a forma de comunicações com associados e demais pessoas, dispensando a remessa de correspondência pelo Correio. Servirá também para desonerar a conta de telefone. A Mesa se pronunciou de acordo. O Presidente Jairo lembrou que é importante e necessária uma maior divulgação do Regimento Interno da Associação. Recomenda a leitura pelos próprios Diretores. Por fim registrou a informação de que a iluminação pública da avenida principal está deficitária porque houve furto dos cabos elétricos que conduzem energia elétrica aos postes de iluminação. É lamentável e reforça a idéia de melhoria na segurança. A reunião foi encerrada às 22h:15min., do que eu..........................................................(Francisco Ribeiro de Oliveira), 1º Secretário, lavrei esta Ata que vai assinada também pelo Sr. Presidente da Associação.

Jairo Moreira Pinto
Presidente




ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA APNRCG, REALIZADA EM 27/02/2007


Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e sete, às vinte e uma horas (vinte e uma horas), em 2ª convocação, na sede da Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande - APNRCG, localizada na Chácara 16-MA-01 - Centro Comunitário Aníbal Rodrigues Coelho, Núcleo Rural Casa Grande - Gama-DF, reuniram-se os sócios da APNRCG, conforme lista de presença, nos termos do Estatuto e do Edital de Convocação de 06 de fevereiro de 2007, tendo como objeto deliberar sobre a alteração do Estatuto da APNRCG. A reunião foi presidida pelo sócio Jairo Moreira Pinto e secretariada pelo sócio Francisco Ribeiro de Oliveira. Abertos os trabalhos foram apreciados e decididos, por votação unânime, as reformulações propostas, passando o Estatuto da APNRCG a ter a redação que lhe foi dada em peça apartada que vai assinada pelo Presidente, pelo Secretario da Mesa e pela Advogada Dione da Conceição Rodrigues Coelho, inscrita na OAB/DF sob o nº 267-A, e fica fazendo parte desta Ata, como se transcrita fosse. Nada mais havendo a ser tratado, as 22:00 (vinte e duas horas), o Presidente da Mesa declarou encerrados os trabalhos e a reunião, do que eu, (Francisco Ribeiro de Oliveira), Secretario, lavrei a presente Ata que vai assinada por mim e pelo Presidente.

Jairo Moreira Pinto
Presidente




Comments